Sobe 25% o número de registros de ocorrências da Polícia contra o tráfico em Itaperuna, segundo ISP

Dados do ISP no comparativo de janeiro a maio de 2023 com o mesmo período deste ano apontam aumento de ROs por tráfico de drogas, associação e, tráfico envolvendo adolescentes, entre outros. Resultado de ações da 143ª DP e 29° BPM. 273 prisões só este ano, em Itaperuna
Subiu cerca de 25% o número de registros de ocorrências que envolvem o combate ao tráfico de drogas em Itaperuna, no Noroeste do estado do Rio. O comparativo leva em consideração os meses de janeiro a maio de 2023 com o mesmo período deste ano. Os dados foram levantados pelo g1 com base nas informações divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública, o ISP. 
O resultado positivo faz parte das ações diárias de policiais civis da 143ª DP (Itaperuna) e de policiais militares do 29° BPM (Itaperuna) que durante os cinco primeiros meses do ano passado alcançaram 67 ocorrências registradas por tráfico de drogas, sem contabilizar as apreensões de drogas com ou sem autoria; o compartilhamento de drogas; ou posse de droga para uso pessoal. Já no mesmo periodo deste ano foram 83 R.O.s, o que representa 23,88% de ocorrências, neste ano, a mais no comparativo. Foram registros tipificados como tráfico e associação ao tráfico; tráfico envolvendo criança ou adolescente; e outros casos da Lei de Drogas.
De acordo com as investigações do delegado titular de Itaperuna, Eduardo Cruz, a maioria dos crimes no município como furtos, roubos ou homicídios são praticados por disputa entre facções criminosas por ponto de droga. 
“Temos um trabalho intensificado de combate ao crime com nossas equipes e também, por meio da parceria com o Coronel Fabiano, comandante do 29° Batalhão da Polícia Militar, com o Serviço Reservado da PM. Sabemos que com todas as ações intensificadas junto as investigações das nossas equipes da Polícia Civil conseguiremos cada vez mais atuar em prol da segurança pública. Junto ao delegado Dr. Gabriel Ramos, que trabalha aqui comigo na 143 (delegacia) identificamos que há uma disputa das facções criminosas pelo tráfico e com isso o envolvimentoem homicídios, por exemplo. Estamos trabalhando e trabalharemos cada vez mais para garantir a segurança da população, o bem-estar social, unindo forças, inclusive, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário”, afirma o delegado Eduardo Cruz. 
De janeiro a maio deste ano foram 1.838 registros na delegacia de Itaperuna, segundo o ISP, o que significa 488 a mais do que no mesmo período do ano passado quando forma registrados 1.380. 
Polícias Militar e Civil fazem operação contra o tráfico de drogas em Itaperuna
Ainda em relação aos resultados obtidos com o aumento das ações de combate ao tráfico de drogas, o delegado Eduardo Cruz e o comandante do 29° BPM, Coronel Fabiano acrescentam a importância da participação da população por meio do Disque Denúncia.
“Temos nosso setor de homicídios, temos nosso Grupo de Investigação Complementar, o GIC, o Serviço Reservado da PM nos apoia, mas também temos um Disque Denúncia na delegacia que funciona por mensagens, pelo whatsapp, 02298831-8027. O anonimato é garantido. Tem sido muito importante a população passar informações que colaborem com nossas investigações. O sigilo é absoluto” garante o delegado. 
O comandante Fabiano Cruz também garantiu o anonimato das informações repassadas. “O que interessa pra gente é a informação que vai ser checada. Se o morador sabe algo, suspeita de algo pode nos ajudar a combater um ato infracional, um crime, então basta mandar mensagem pelo whatsapp. O Disque Denúncia do 29° BPM é o 0223822-1177. Atendemos 9 municípios, Itaperuna, Cardoso Moreira, Italva, Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, Natividade, Varre-Saí, Porciuncula e São José de Ubá”.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.