Presidente do Tribunal de Contas de SC é reeleito para mais três anos de mandato

De forma unânime, o pleno do TCE/SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina) elegeu, nesta quarta-feira (25), o conselheiro Herneus de Nadal para a presidência da corte de contas no biênio 2025-2027. Os conselheiros José Nei Ascari e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior também foram reconduzidos aos cargos de vice-presidente e corregedor-geral, respectivamente.

Herneus de Nadal foi reeleito para um novo triênio frente ao TCE/SC

Herneus de Nadal foi reeleito para um novo triênio frente ao TCE/SC – Foto: Germano Rorato/ND

A confirmação foi em sessão extraordinária, na sede do tribunal, no Centro da Capital, com autoridades como o ex-presidente do TCE/SC e ex-deputado, Moacir Bertoli, e o presidente da Fecam (Federação Catarinense de Municípios) e prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall.

Posse de Herneus de Nadal será em 2025

A posse para a próxima gestão de Nadal à frente do TCE/SC será na primeira quinzena de fevereiro de 2025, em sessão especial, cuja data e horário ainda serão definidos.

“Ser eleito presidente já é um destaque, um cargo extremamente expressivo, mas a recondução nos dá ainda mais responsabilidade. Poderemos corrigir rumos e promover os acertos para que o Tribunal de Contas do nosso Estado possa dar as melhores respostas para a sociedade”, disse Herneus de Nadal, após o resultado.

A cerimônia também reelegeu José Nei Ascari e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior aos cargos de vice-presidente e corregedor-geral, respectivamente

A cerimônia também reelegeu José Nei Ascari e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior aos cargos de vice-presidente e corregedor-geral, respectivamente – Foto: Germano Rorato/ND

Em coletiva de imprensa, o presidente reconduzido disse que tem uma expectativa de muito trabalho e de continuidade nas ações para, através do acompanhamento das políticas públicas e controle, o tribunal possa atender à expectativa das pessoas que dependem de serviços públicos nas áreas de saúde e educação, por exemplo.

“O foco será a análise das políticas públicas, o controle do dinheiro público, para que possamos fazê-lo de forma preventiva. E a atuação firme e forte focada na gestão pública para que possamos melhorar as condições de governança como um todo no Estado”, salientou.

“Perfil democrata”

O vice-presidente reeleito, conselheiro José Nei Ascari, declarou que o presidente Herneus de Nadal vem conduzindo o tribunal com muita maestria, competência, serenidade, equilíbrio, bom senso, harmonia e sensibilidade.

“Fundamentais qualidades para que possamos fortalecer esta casa enquanto importante órgão de controle da gestão pública catarinense. Esse jeito de fazer gestão, com espírito democrático, tem dado muito certo e é uma das principais razões que justificam a continuidade deste trabalho”.

O conselheiro Ardicélio participou virtualmente da sessão

O conselheiro Ardicélio participou virtualmente da sessão – Foto: Germano Rorato/ND

Já o conselheiro Adircélio, que participou da sessão virtualmente, disse que “o perfil democrata” do presidente vem sendo reafirmado nos últimos dois anos. Com relação à corregedoria, garantiu que continuará contribuindo para o aprimoramento do TCE/SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.