SC registra 215 doadores de órgãos entre janeiro e agosto de 2024

Setembro é o mês de conscientização sobre a doação de órgãos, conhecido como Setembro Verde. De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Santa Catarina tem a segunda maior taxa de doação do país, com 40,7 doadores por milhão de habitantes, enquanto a média nacional é de 19,5.

O índice de autorização das famílias catarinenses, é um dos mais altos do Brasil. Apenas 35% das famílias recusam a doação, enquanto a média nacional chega a 45%.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

De janeiro a agosto deste ano, a SC Transplantes, que é ligada à Secretaria de Estado da Saúde, recebeu mais de 500 notificações de potenciais doadores, com 215 deles se tornando doadores efetivos. Isso coloca Santa Catarina com um índice de doação de 42,3 por milhão de habitantes, um dos maiores do país.

O secretário de Saúde, Diogo Demarchi, ressalta que o SC Transplantes é uma política de estado que já vem há mais de 20 anos alcançando resultados importantes. Segundo ele, a estrutura que o estado oferece, tanto no atendimento como no transporte de órgãos, tem sido fundamental para esses números.

Leia mais

Dois bairros de Indaial recebem ação de pulverização para combate à dengue nesta quarta-feira

Começam nesta quarta-feira as etapas regionais dos Jogos Abertos de Santa Catarina

IFC Blumenau possui vagas para cursos superiores no vestibular unificado entre três instituições federais de SC

O post SC registra 215 doadores de órgãos entre janeiro e agosto de 2024 apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.