Piracicaba tem 5 mil famílias que precisam atualizar o CadÚnico para não perderem Bolsa Família; saiba como fazer


O Cadastro Único é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais. A atualização precisa ser feita a cada dois anos, pelo menos. Aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico)
Reprodução/TV Anhanguera
Pelo menos 5 mil famílias inscritas no Cadastro Único em Piracicaba (SP) precisam fazer a atualização dos dados até o fim deste ano, sob risco de perderem benefícios sociais do governo federal. Segundo a prefeitura, a atualização precisa ser feita a cada dois anos, pelo menos.
📲 Acesse a comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Bolsa Família.
A atualização é necessária para aqueles com alguma pendência ou desatualização no cadastro, como mudança na faixa de renda, por exemplo, ou que não atualiza as informações há mais de dois anos.
Atualmente estão inscritas no CadÚnico 38.812 famílias de Piracicaba, que correspondem a 96.183 pessoas ao todo.
Dessa quantidade, 12.831 famílias têm o cadastro com mais de dois anos, ou seja, precisam ser atualizados. No entanto, segundo a prefeitura, o foco da atualização são para famílias com até meio salário mínimo per capita, que são 5.156 cadastros.
A família que for beneficiária de algum programa social, como o Bolsa Família, e que estiver sem atualização no cadastro há mais de dois anos, pode ter o benefício bloqueado.
Inicialmente, o benefício é suspenso por dois meses e, caso a irregularidade for mantida, o Bolsa Família pode ser cancelado.
No caso do Benefício da Prestação Continuada (BPC), o pagamento também pode ser suspenso em caso de falta de atualização.
Benefícios
Do total de famílias inscritas no CadÚnico em Piracicaba, 15.587 são beneficiárias do Programa Federal Bolsa Família, que correspondem a 42.856 pessoas.
Já referente ao BPC, são 7.052 pessoas beneficiadas, sendo 3.273 idosos e 3.779 pessoas com deficiência.
Como conferir situação do cadastro?
O responsável pelo cadastro pode conferir a situação por meio da plataforma gov.br é possível saber se a família está cadastrada no CadÚnico ou se precisa atualizar os dados.
A ferramenta também permite saber se o cadastro da família está em algum processo de averiguação, o que exige nova atualização.
Cras do Jardim São Paulo, em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Como atualizar o CadÚnico?
Em Piracicaba, os atendimentos são feitos por agendamento. A atualização é feita na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) ou em ações descentralizadas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).
Para agendar o atendimento, basta entrar em contato por meio do telefone (19) 3417-8801.
Endereços:
Smads: Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900 – Centro
Cras São José: Rua dos Patriotas, 1.333
Cras Jardim São Paulo: Rua Prof. Felinto de Brito, 366 – Jardim São Paulo
Cras Mário Dedini: Av. Luís Ralf Benatti, 1400 – Mário Dedini
Cras Novo Horizonte: Avenida Frei Francisco Antonio Perin nº 925 – Novo Horizonte
Cras Piracicamirim: Rua Leontino Boscariol, 50 – Piracicamirim
Cras Vila Sônia: Rua Padre Otto Andreas Josef Wolf, 720 – Vila Sônia
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.