Café eleito melhor do Brasil e aprovado por família real da Noruega vira cerveja em Maringá


Produtos locais, como morangos, dão sabor especial a bebidas. Café premiado vira cerveja em Maringá
Morangos e sementes de café, estrelas do campo paranaense, também têm destaque de um jeito diferenciado: uma cervejaria de Maringá, no norte do Paraná, vem criando sabores especiais com produtos colhidos na região.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Frutos vermelhos, bem maduros, de uma estufa de morangos da cidade são usados, por exemplo, na cerveja estilo “Catharina Sour”. Esse estilo foi desenvolvido no Brasil e tem como característica principal as frutas na composição.
Segundo Marcos Schiavoni, um dos donos da cervejaria, o estilo é recente. Entre as características é a acidez, que pode ser desde leve a muito pungente, e a quantidade de frescor da fruta que ela tem que apresentar.
Café premiado
Um café premiado foi transformado em cerveja em Maringá.
RPC/Caminhos do Campo
Os cafeicultores e os cervejeiros se conheceram em uma viagem – e logo tiveram a ideia de reunir os dois produtos em um só.
“Nós levamos um bom café e trazemos uma boa cerveja. Tem um dedinho nosso na cerveja deles!”, diz o produtor rural José Carlos Rosseto.
Em Marialva, a cerca de 15 quilômetros de Maringá, eles conheceram o fruto que vai para a cerveja Strong Ale, de estilo inglês. Local que teve o café eleito como melhor do Brasil. Com o prêmio, o grão foi parar na Noruega, onde foi aprovado até pela família real do país europeu.
“A fruta tem que brilhar, então escolhemos muita fruta fresca, e de preferência, produzida aqui na nossa região.”, afirma Schiavoni.
No caso dos morangos, os frutos destinados para a produção das cervejas precisam estar com um bom grau de doçura e congelados.
Leia também:
Apollo 11: Paranaense aposentado passa anos juntando material reciclável e realiza sonho de construir réplica da nave que levou homem à Lua
Veja: Vídeo mostra suspeito de desaparecimento de adolescente grávida no Paraná em farmácia, e testemunha diz que ele pediu abortivo
Dia do Amigo: Amigos fazem pacto no Paraná e dão nome um do outro aos filhos: ‘Quando se encontram os quatro dá uma confusão’
“Descobrimos que o morango congelado costuma ser mais doce que o morango in natura, porque congelamos quando ele está quase passando do ponto”, diz Bruno Rosas, produtor de morangos em uma propriedade parceira da cervejaria.
“Ele fica um morango bonito, vistoso, bem vermelho, quase roxo e bem doce”, explica.
Leandro Almeida e Schiavoni escolhem o produto a dedo, com o intuito de garantir que a cerveja no copo seja a melhor.
“Além de fomentar toda a economia local, nossos fornecedores também são nosso clientes, é um dinheiro que gira na região”, explica.
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias em g1 Caminhos do Campo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.