Corujada no Pico das Cabras, em Campinas, rende registros de espécies raras


Murucututu-de-barriga-amarela e coruja-listrada estão entre os destaques da passarinhada noturna. Espécies não eram avistadas há anos na cidade. Coruja-listrada flagrada no Pico das Cabras, em Campinas
Leonardo Vilela / Terra da Gente
O que faz um local ser especial? Para quem visita ou trabalha no Museu Aberto de Astronomia (MAAS), em Campinas (SP), as estrelas e planetas vistos pelos potentes telescópios são motivo de fascínio e curiosidade.
Um grupo de observadores de aves encontrou outra forma de apreciar o lugar, sem olhar para o céu, mas sim para as copas das árvores.
Durante uma passarinhada noturna (ou corujada), realizada no mês de maio, o grupo conseguiu registrar as espécies murucututu-de-barriga-amarela, coruja-listrada, corujinha-do-mato e suindara.
O Parque Pico das Cabras fica localizado a 1.080 metros de altitude, no distrito de Joaquim Egídio. O local funciona aos sábados, domingos e feriados, a partir das 8h. Durante a semana, o espaço fica disponível para agendamentos escolares.
Murucututu-de-barriga-amarela flegrada no Pico das Cabras, em Campinas
Leonardo Vilela / Terra da Gente
“A gente frequenta esse local desde 2016, quando era só pedra e mato. Então a gente já fazia trilhas, já desbravou muito lugar aqui, mas a gente nunca tinha vindo fazer uma corujada. Quando viemos, a gente se surpreendeu com quatro corujas de porte razoável dividindo um espaço de 1,5 km²”, comenta o policial militar Fábio Hallais.
O engenheiro Marcelo Luiz Quirino conta que a expectativa dos observadores era ver somente a coruja-listrada e a corujinha-do-mato, que já haviam sido registradas em outros anos no local. Encontrar duas espécies a mais naquela noite representou uma surpresa feliz.
Segundo a plataforma de ciência-cidadã Wikiaves, a murucututu não era avistada em Campinas há mais de 11 anos. Já o último flagrante da coruja-listrada era de seis anos atrás.
José Carlos Junior, idealizador do MAAS, comenta que o complexo que une ciência e natureza recebe visitas de observadores de fauna há um tempo, mas a ideia é incentivar ainda mais esse público com ações como a instalação de comedouros para aves.
Inspirada pela história deles, a equipe do Terra da Gente decidiu repetir a expedição no Pico das Cabras para flagrar as corujas. Os detalhes estão na reportagem em vídeo, assista abaixo.
Corujada em Campinas rende registros de aves raras
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.