Mais de 20,8 mil pessoas emitiram título de eleitor neste ano no Alto Tietê; veja dados por cidade


Dados do TRE-SP também indicam que 20 mil pessoas realizaram transferência de domicílio eleitoral na região. Prazo para transferências e emissão do título foi encerrado em maio. Mais de 20,8 mil pessoas emitiram primeira via do título de eleitor no Alto Tietê
Tribunal Superior Eleitora/Divulgação
Mais de 20 mil pessoas emitiram a primeira via do título de eleitor no Alto Tietê apenas em 2024. Além disso, a região registrou mais de 20 mil pedidos de transferência de domicílio eleitoral neste ano. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
O prazo para transferências e emissão da primeira via do título foi encerrado em maio, 150 dias antes do primeiro turno das eleições municipais deste ano, marcado para 6 de outubro.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
A cidade da região que mais contabilizou alistamentos eleitorais neste ano foi Mogi das Cruzes, com 5.671, seguido de Suzano, com 4.172, e Itaquaquecetuba, com 4.048. Por outro lado, o município com o menor número foi Guararema, com 167 registros.
Número de alistamentos eleitorais e transferências no Alto Tietê em 2024
O alistamento eleitoral é o ato pelo qual a pessoa solicita o primeiro título eleitoral. Pessoas com idade entre 16 e 17 anos podem emitir o título, mas não têm obrigatoriedade do voto.
Em relação a transferências de título de eleitor para um novo domicílio, a região teve 20.117 registros neste ano. Mogi das Cruzes também foi a cidade com mais ocorrências desta, com 4.652, seguida de Suzano, com 4.360.
LEIA MAIS:
Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes
Eleições 2024: três municípios do Alto Tietê podem ter segundo turno
Eleições 2024
As eleições deste ano estão marcadas para o dia 6 de outubro, com eventual segundo turno previsto para ocorrer no dia 27 do mesmo mês, em cidades com mais de 200 mil eleitores. Na região, apenas Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano podem ter segundo turno.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatas e candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Neste pleito serão escolhidos prefeitos e vereadores de 5.568 municípios do país. Cerca de 156 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a ir às urnas.
Em eleições municipais, não há voto em trânsito. Ou seja, quem está em uma cidade diferente de seu domicílio eleitoral não pode participar da votação, e terá que justificar a ausência. Esse procedimento pode ser feito pelo e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral, pelo site do TSE ou em cartórios eleitorais.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
Adicionar aos favoritos o Link permanente.