Rogério Cruz: veja como estão as promessas do prefeito de Goiânia a menos de seis meses do fim do 1º mandato


Levantamento do g1 considera 28 promessas assumidas durante a campanha eleitoral de 2020. Gestão não concluiu o cumprimento de 57,1% das propostas. Rogério Cruz, prefeito de Goiânia
Diomício Gomes/O Popular
Após três anos e meio do 1º mandato, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade), não cumpriu 16 das 28 promessas feitas durante a campanha eleitoral – o que corresponde a 57,1% do total. O levantamento exclusivo do g1 foi feito com base nas promessas feitas durante a disputa em 2020.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Rogério Cruz foi eleito como vice-prefeito, mas assumiu a gestão municipal desde o primeiro dia de mandato, atuando como prefeito em exercício. Na época, o prefeito eleito, Maguito Vilela, estava afastado devido a um tratamento após complicações da Covid-19. Maguito Vilela morreu no dia 13 de janeiro de 2021, e Rogério Cruz tomou posse como prefeito no dia 15.
O monitoramento das promessas dos políticos é feito pelo g1 periodicamente desde 2015. O infográfico completo das promessas pode ser conferido na página especial “As promessas de Maguito e Rogério”.
LEIA TAMBÉM
AFASTAMENTO: Vereadores aprovam afastamento de Maguito devido às complicações da Covid-19 e vice assume Prefeitura de Goiânia
MORTE: Morre Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia
POSSE: Rogério Cruz toma posse como prefeito de Goiânia
Conforme a apuração, o prefeito cumpriu integralmente 7 das 28 promessas feitas durante a campanha eleitoral, o que corresponde a 25% do total.
O levantamento mostra que 5 das 28 promessas foram cumpridas parcialmente, representando 17,9% do total. Essas promessas são aquelas com pendências que ainda precisam ser resolvidas para que o trabalho seja considerado concluído.
As promessas feitas foram nas seguintes áreas:
Administração
Direitos humanos e sociais
Educação e cultura
Esporte
Infraestrutura
Meio ambiente
Saúde
Segurança pública
Metodologia
Maguito Vilela e Rogério Cruz fizeram promessas específicas em um programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de em entrevistas e debates. O levantamento é baseado no que foi prometido durante a campanha e, ao longo do mandato, são realizados balanços para verificar o andamento das promessas.
As promessas são avaliadas respeitando os seguintes critérios:
Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado ou não está valendo/em funcionamento
Em parte: quando parte da promessa foi cumprida, mas ainda há pendências para que esteja completamente entregue
Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências
Não avaliada: quando não é possível classificar a promessa. O prefeito Rogério Cruz não teve nenhuma promessa nesta categoria.
Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.