Trump: o atentado, como o republicano afeta a economia global e o 1° discurso pós-tentativa de assassinato: todos os episódios da semana de O Assunto


O Assunto é o podcast diário do g1. Perdeu algum? Aproveite o fim de semana para maratonar. Você pode ouvir O Assunto no g1, no Globoplay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
O Assunto é o podcast diário do g1, apresentado por Natuza Nery, e publicado de segunda a sexta-feira. Perdeu algum episódio da semana? Você pode aproveitar o fim de semana para maratonar! É só colocar o fone e dar o play!
#1.256: O atentado contra Trump e o futuro da eleição nos EUA🎧
O tiro que atingiu o ex-presidente Donald Trump durante um comício na Pensilvânia, no sábado, inaugura um novo momento na disputa pela Casa Branca. O ataque na cidade de Butler não feriu gravemente o candidato republicano, mas terminou com o atirador e um apoiador de Trump mortos, além de outras duas pessoas feridas – e expôs a violência política de um país profundamente rachado. Para entender como o atentado contra Trump muda os rumos da corrida eleitoral, Natuza Nery conversa com Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da FGV, pesquisador da Universidade de Harvard e da organização Carnegie Endowment. Falando diretamente de Cambridge, no Massachusetts, Oliver analisa como o ataque impulsiona a campanha de Trump, que participa da convenção do partido republicano a partir desta segunda-feira, e explica como a tentativa de assassinato pode mobilizar ainda mais os apoiadores do ex-presidente a comparecerem às urnas, em novembro. Oliver analisa também como o ataque pressiona ainda mais a campanha de Joe Biden, cuja candidatura vem sendo questionada depois do debate desastroso contra Trump e de uma sequência de gafes.
#1.257: O fator Trump para a economia global🎧
Com um PIB de US$ 27 trilhões em 2023 – cerca de 12 vezes maior que o brasileiro –, os EUA estão a quatro meses da eleição presidencial. E o nome que despontava como favorito ficou ainda mais forte depois de sobreviver a um atentado, no último sábado. Oficializado pelo partido Republicano como candidato na convenção desta segunda-feira (15) – que definiu também J.D. Vance como seu vice –, Donald Trump desperta reações ambíguas nos economistas e no mercado. O ex-presidente diz que vai intensificar a agenda protecionista que caracterizou seu mandato (2017-2021), e promete também reduzir impostos, mas não informa o que pretende fazer para corrigir o rumo da explosiva dívida americana. Neste episódio, Natuza Nery entrevista Sergio Vale, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP e economista-chefe da consultoria MB Associados, sobre os impactos do atentado para as expectativas do mercado e o preço do dólar. Participa também José Alexandre Scheinkman, professor de economia da Universidade de Columbia, que explica como as políticas fiscal e monetária americanas têm consequências globais – e quais são os rumos esperados caso Trump vença em novembro.
#1.258: Brasil e Argentina, Lula e Milei – a crise na relação🎧
Durante a campanha, o então candidato ao comando da Casa Rosada não poupou ofensas contra o chefe de Estado brasileiro. Quando Javier Milei tomou posse, Lula não foi. A tensão entre os dois líderes já estava instalada, mas cresceu na última semana, quando o argentino foi o único dos presidentes dos países que integram o Mercosul a faltar à cerimônia que oficializou a entrada da Bolívia no bloco. E mais: em vez disso, Milei escolheu ir a uma conferência de políticos conservadores realizada no Brasil, a convite da família Bolsonaro. A desfeita escalou para o nível diplomático, e o Itamaraty convocou o embaixador brasileiro em Buenos Aires – o que, na linguagem das relações internacionais, significa que a interlocução entre os dois países não vai nada bem. Para explicar o status atual da crise na relação entre os dois países mais ricos e influentes da América do Sul, Natuza Nery entrevista Marcos Azambuja, ex-embaixador do Brasil na Argentina e na França, ex-secretário geral do Itamaraty e atual conselheiro emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). “Precisamos concentrar todos os esforços nos canais competentes e deixar de férias a diplomacia de nível presidencial”, resume Azambuja.
#1.259: Crise na segurança – a proposta do governo🎧
As pesquisas de opinião apontam que cresce, ano após ano, a sensação de insegurança da população, principalmente entre aqueles que moram em grandes cidades. O mais recente Datafolha sobre a maior preocupação dos paulistanos mostra a violência no topo da lista, com 22% das menções. E, em âmbito nacional, 42% dos brasileiros consideram ruim ou péssima a gestão federal da segurança pública. Sob a liderança do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o governo se movimenta para tentar virar o jogo: já está na Casa Civil o texto para uma PEC que aumenta a responsabilidade federal no setor — que hoje, constitucionalmente, é de responsabilidade estadual. Neste episódio, Natuza Nery entrevista Rafael Alcadipani, professor da FGV-SP e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ele avalia o que há de errado no combate à criminalidade e sinaliza os eventuais efeitos da proposta em análise no governo.
#1.260: Trump – o 1° discurso pós-atentado🎧
Na madrugada desta sexta-feira (19), o ex-presidente aceitou oficialmente a indicação dos delegados do partido Republicano para se candidatar a um novo mandato na Casa Branca. Menos de uma semana depois de escapar de um atentado a tiros durante um comício, Donaldo Trump subiu ao palco da convenção republicana com um visível curativo na orelha (atingida pelo disparo) e um discurso disposto a propor união entre todos os americanos. Mas não durou muito. Nos momentos de improviso, Trump voltou à carga com mentiras e ofensas em mais de 1 hora e meia de fala. Neste episódio especial, Natuza Nery fala com Carolina Cimenti, correspondente da Globo nos Estados Unidos, e Guga Chacra, comentarista da Globo e da GloboNews e colunista do jornal O Globo – que falam, direto da convenção, em Milwaukee, no estado de Wisconsin. Guga e Cimenti analisam o discurso final de Trump em uma conversa com Natuza gravada logo após o fim do encontro do partido. Juntos, eles avaliam a semana do ex-presidente, a escolha do candidato a vice J. D. Vance e a tentativa de Trump em moderar a imagem. E comentam também a crescente pressão dos líderes do partido Democrata para que Joe Biden abandone a disputa.
VEJA CORTES DO ASSUNTO EM VÍDEO
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Sarah Resende. Apresentação: Natuza Nery. Nesta semana colaboraram também Camila da Silva e Emily Costa.
Natuza Nery comanda o podcast O Assunto
g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.