Xande revela que música do repertório de show cantando Caetano lembra grito de socorro contra violência doméstica: ‘Minha mãe sofreu’

Cantor ensaia para shows com repertório do compositor baiano. Xande revela que música do repertório de show cantando Caetano lembra grito de socorro contra violência doméstica
Na reta final dos ensaios para a estreia da temporada de shows do disco “Xande canta Caetano”, o cantor e compositor Xande de Pilares revelou, em entrevista ao RJ2, que uma das canções do espetáculo traz para ele uma memória difícil: a da violência doméstica sofrida por sua mãe em casa, enquanto ele era apenas uma criança.
Durante a entrevista, o repórter Chico Regueira observou que a música “O amor”, interpretada por Xande remete a um grito de socorro, no refrão “Ressuscita-me”. Perguntado se a música lembrava dificuldades, Xande afirmou:
“[Lembra a] dificuldade de ver a minha mãe se desdobrando pra não deixar a gente passar fome. A dificuldade, que às vezes é o que mais me dói, uma coisa que não gosto de lembrar, é que minha mãe sofreu muita violência doméstica. Meu pai às vezes batia na minha mãe por qualquer motivo”.
“E eu, menino, querendo que aquilo acabasse logo. Se você perceber, a maneira que eu interpreto ela [a música], é uma coisa muito pessoal minha, porque essa música tem um significado muito grande na minha vida”, acrescentou. A canção é uma parceria de Caetano Veloso e Ney Costa Santos, inspirada em um poema do russo Vladimir Maiakovski.
Xande contou que a obra de Caetano entrou na sua vida na infância, primeiro na abertura da novela “Sem lenço, sem documento”, que tinha como trilha a música “Alegria, Alegria”.
Xande de Pilares faz ensaio para novo show no Rio
“Até que um dia, coisa de 4 anos depois, eu tô brincando no quintal de casa e tá tocando uma música na voz de Gal Costa, aquele Ressuscita-me. E falei: tem um samba aí, tem uma bossa ai”, recorda.
O álbum “Xande canta Caetano” foi um sucesso de crítica de 2023, vencendo, por exemplo, o prêmio Multishow de melhor álbum do ano. A temporada de shows no Rio, que ocorre semana que vem, tem ingressos esgotados.
Apesar de todos os elogios, Xande admite que cantar Caetano ainda dá medo: “Dá medo porque é um dos maiores representantes da música brasileira, não só a pessoa dele, mas a obra dele”.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.