Câmera flagra homem colocando fogo em lixeira pública de Palmas


As lixeiras foram queimadas no Jardim Aureny III, em Palmas. Moradores reclamam que vandalismo tem prejudicado a comunidade. Câmeras de segurança registram momento em que homem coloca fogo em lixeiras públicas
Uma câmera de segurança registrou o momento em que um homem ateou fogo em uma lixeira pública no Jardim Aureny III, em Palmas. Duas foram queimadas na mesma avenida. Nas imagens, a pessoa aparece próxima da lixeira, atravessa a avenida, senta no meio fio e observa.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O caso aconteceu na madrugada do último domingo (14). Segundo os moradores e comerciantes da região, a ação tem prejudicado a comunidade que está sem espaço adequado para descartar o lixo.
“A gente quer pedir das autoridades, para que possa o mais rápido possível nos atender aqui. É muito comerciante, muita residência e precisa urgentemente de uma lixeira para atender as pessoas”, disse o morador Jadson da Silva.
Lixeira pública queimada no Jardim Aureny III, em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
A Prefeitura de Palmas informou que essas ações devem ser denunciadas às autoridades policiais pelo 190 ou à Guarda Metropolitana pelo 153. O município também contou que já está tomando as providências necessárias para contribuir com a futura investigação e que será enviada uma equipe da Superintendência de Serviços Públicos ao local. (Veja a nota completa abaixo)
O advogado, Bruno Noguti, explica que o vandalismo ao patrimônio público é considerado crime e que a pena pode chegar a três anos de prisão.
“O dano ao patrimônio público, já remete a toda e qualquer situação que a pessoa venha a vandalizar, quebrar e estragar qualquer item público. Seria uma lixeira, uma lâmpada, um poste, placa e assim vai indo. Toda e qualquer situação que remeta a esse tipo de item que são patrimônios públicos caracteriza esse dano qualificado. Ele já tem uma pena que seria de seis meses a três anos, além de multa”, disse.
LEIA TAMBÉM
Médico condenado por matar ex-mulher estrangulada é preso enquanto recebia atendimento em clínica
Especialista aponta possível ‘falha técnica’ em abordagem da PM que terminou com morte de homem em surto psicótico
Tomar banho na água do Parque Cesamar é proibido; saiba por quê
Por isso o advogado reforça que a fiscalização e apoio dos cidadão são importantes para identificar quem vandaliza o pratrimônio público.
“O cidadão precisa estar muito ativo para prestar toda e qualquer auxílio seja para Polícia Civil, Polícia Militar ou Guarda Metropolitana. Para auxiliá-los a conseguir localizar e verificar quem é essa pessoa que está realizando esse vandalismo frequente na cidade”, contou o advogado.
O que diz a prefeitura?
A Prefeitura de Palmas informa que os contêineres azuis são patrimônio permanente e de uso coletivo, destinado estritamente ao descarte de lixo doméstico com capacidade total de mil litros. Atear fogo é caracterizado como destruição de patrimônio público e deve ser denunciado às autoridades policiais pelo 190 ou à Guarda Metropolitana pelo 153. A rapidez na denúncia garante facilidade na identificação e punição dos responsáveis.
Ressalta ainda que a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) já está tomando as providências necessárias para contribuir com a futura investigação e que será enviada uma equipe da Superintendência de Serviços Públicos, ao Setor Aureny III, Avenida E, Quadra 122, para avaliar a situação locacional e, se for o caso, alocar novos contêineres no setor.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.