Cemaden e Parque Tecnológico de São José dos Campos registram instabilidade com apagão cibernético


Sistemas do Cemaden e do Parque Tecnológico já estão normalizados. Apagão foi registrado em todo o mundo. Cemaden, em São José dos Campos
Divulgação/Cemaden
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Parque de Inovação Tecnológico de São José dos Campos registraram instabilidades de acessos à internet e em sistemas administrativos na manhã desta sexta-feira (19).
As instabilidades foram registram após um apagão cibernético que foi registrado no mundo inteiro. Companhias aéreas, empresas de mídia, bancos e serviços de saúde foram afetados em vários países.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em nota, o Cemaden informou que houve lentidão e interrupção de acessos à internet no local, mas que e o sistema de monitoramento já foi normalizado.
A oscilação durou pouco tempo no início da manhã em um sistema chamando RNP, mas nada crítico. O Cemaden ainda ressalta que já está tudo normalizado 100%.
Em nota enviada ao g1, o Parque de Inovação Tecnológico (PIT) afirma que teve instabilidades em sistemas que dependem de servidores externos, ou seja, plataformas utilizadas para gerenciamento administrativo que utilizam e dependem deste tipo de gerenciamento.
O PIT também ressalta que no momento os sistemas já foram normalizados e que outras empresas do ecossistema também passaram por essa instabilidade.
Apagão cibernético afeta aeroportos, bancos e outros serviços pelo mundo
Apagão
Um apagão cibernético está provocando atrasos em voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo, nesta sexta-feira (19). O problema estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.
A Microsoft afirma que a falha já foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer. Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker.
No Brasil, usuários reclamam que apps de bancos estão fora do ar. Bolsas de valores em todo o mundo tiveram intercorrências nas operações.
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.