Massas e molhos aquecem o inverno na Alcachofra Bonsucesso


Cardápio da casa é dedicado à alcachofra e está cheio de opções para espantar o frio. Alcachofra Bonsucesso reúne alcachofra, gastronomia, natureza e vinhos
Roteiro do Vinho/Divulgação
Parada obrigatória no Roteiro do Vinho para quem quer comer alcachofra o ano inteiro, a Alcachofra Bonsucesso tem um cardápio com inúmeras possibilidades de preparo da planta que é um ícone da gastronomia de São Roque.
Ana Lídia é a proprietária do espaço e se dedica ao cultivo e preparo da flor há mais de 30 anos. Ela conta que desde o início do inverno as lasanhas e parmegianas de alcachofra já estão entre os pratos mais pedidos: “São receitas suculentas, mais potentes e muito reconfortantes”.
Junto do chef Claudio Cardoso e da subchefe Luciana Soares, Ana serve a tradicional lasanha com opções de molho 4 queijos ou ao sugo e nas versões que servem 2 ou 3 pessoas. Além da lasanha, outro sucesso da temporada é a parmegiana, feita com os fundos das alcachofras à milanesa e cobertos com molho de tomate e queijo gratinados.
Sorrentinos, rondelles, lasanhas e parmegianas fazem parte do menu da casa
Roteiro do Vinho/Divulgação
Entre as massas, se destaca ainda o Espaguete ao Sugo com Alcachofra e Calabresa. Sorrentinos e rondelles de alcachofra com molho bechamel também estão disponíveis no menu.
Entre as opções com carne, o destaque é o Filé Mignon Bonsucesso. O corte é servido com molho demi-glace, cogumelos e acompanha fundos de alcachofra salteados com alho laminado, além de arroz branco e feijão. O prato serve duas pessoas e vale pedir uma porção de pãozinho da casa para aproveitar até a última gota do molho.
Para os dias frescos e ensolarados que também fazem a cara do inverno são-roquense, o chef Cláudio Cardoso destaca um prato que está entre seus preferidos:
“O sorrentino com pesto de alcachofra é um prato exclusivo da casa e que deu muito certo. A massa é bem delicada, recheada com muçarela e alcachofra e servida com um pesto que, além de manjericão, nozes, azeite, parmesão e alho, a gente teve a ideia de juntar uma porção generosa de azeitonas roxas, tomate seco e fundos de alcachofra picados. Fica uma delícia!”, diz ele.
Uma das sobremesas preferidas da casa é a mousse de vinho tinto com limão siciliano. Com textura aveludada, a mousse é preparada com dois tipos diferentes de vinho – ambos da família de Ana.
“A gente usa o Bordô, que dá bastante cor, sabor e aromas característicos da uva e também usa o Tannat que dá mais complexidade para a receita”, conta Ana.
Filé Mignon com molho demi-glace e cogumelos e servido com fundos de alcachofras salteados com alho laminado
Roteiro do Vinho/Divulgação
Plantação e colheita
Ao chegar na Alcachofra Bonsucesso os visitantes são recepcionados pela plantação e por uma extensa vista de mata preservada. Na época da safra, que se inicia na primavera, é possível colher as alcachofras direto do pé. A planta chegou na região pelas mãos dos imigrantes italianos que encontraram no clima ameno da cidade um ambiente propício para o desenvolvimento da flor.
Enquanto as flores não aparecem na plantação, as mudas estão à venda na Bonsucesso para quem quiser se arriscar no cultivo da hortaliça. Para além do sabor delicioso e único, a iguaria tem propriedades medicinais que ajudam no funcionamento do fígado e facilitam a digestão. É rica em vitaminas, minerais, fibras e possui baixo teor calórico.
A pastelaria é um espaço pet friendly e serve pasteis de alcachofra fritos na hora. O molho de pimenta da casa é opcional, mas se tornou um sucesso entre os visitantes
Roteiro do Vinho/Divulgação
Pastelaria e Empório
Um dos mais famosos quitutes de Ana é o pastel de alcachofra. Ele está disponível na pastelaria que foi reformada recentemente e fica ao lado do restaurante. Os pastéis são fritos na hora, recheados com porções generosas do coração da alcachofra e podem ser pedidos em diferentes tamanhos e também em porções de 6 ou 12 unidades.
No empório os visitantes encontram diversos pratos e tortas congeladas feitos com alcachofra para levarem para casa a experiência da autêntica gastronomia de São Roque. Por ali também estão patês e conservas à base da planta, além de uma linha de doces de leite, cocadas e ambrosias preparados sem uso de conservantes.
A mousse de vinho é uma das sobremesas mais pedidas e é feita com os vinhos Bordô e Tannat da casa
Roteiro do Vinho/Divulgação
Roteiro do Vinho
Estância turística desde 1990, a cidade de São Roque tem uma história centenária de vinicultura e uma riquíssima gastronomia. Passear pelo Roteiro do Vinho é uma oportunidade de vivenciar as tradições da cidade de perto, por meio das adegas, vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas e centros de lazer e entretenimento, em meio à natureza abundante da mata atlântica preservada.
Formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima, o Roteiro do Vinho está a apenas 60 km de São Paulo, e é acessível por duas rodovias: a Raposo Tavares e a Castelo Branco.
Saiba mais
A Alcachofra Bonsucesso está localizada na Estrada dos Moraes, altura do km 5,5 da Estrada do Vinho. O empório abre todos os dias, das 9h às 17h e o restaurante e a pastelaria abrem de quinta a domingo, das 11h às 17h. Aos finais de semana, há também exposição e vendas de artesanato local. Mais informações em www.roteirodovinho.com.br.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.