Equipes na rua e operação em presídios: como são as buscas por detentos fugitivos em SC

As forças de segurança estão mobilizadas na busca de seis detentos fugitivos em Santa Catarina, mas, até agora, apenas um foi encontrado. Os criminosos, condenados por crimes como furto, roubo e tráfico de drogas, fugiram de duas casas prisionais, em Florianópolis e Xanxerê, em um intervalo de quatro dias.

No domingo, três evadiram do Presídio Masculino Regional de Florianópolis. Na madrugada de quinta-feira (12), outros três conseguiram escapar do Presídio Regional de Xanxerê, no Oeste catarinense.

Forças de segurança buscam por detentos fugitivos do sistema prisional de Santa Catarina

Três presos fugiram da Penitenciária de Florianópolis no domingo (8). Um deles já foi capturado e devolvido ao sistema prisional – Foto: Eduardo Valente/ SECOM/ Reprodução/ ND

Desde segunda-feira (9), as forças de segurança atuam de maneira integrada para capturar os detentos fugitivos. Centenas de policiais, entre civis, militares e penais, estão mobilizados em diferentes regiões de Santa Catarina.

Na terça-feira (10), Alexandre Nascimento Rodrigues, condenado a 10 anos por furto e roubo, foi localizado na Capital catarinense e reconduzido ao sistema prisional.

Operações buscam impedir novas fugas de penitenciárias

Na manhã da segunda-feira, uma operação foi realizada na Penitenciária de Florianópolis, para localizar ferramentas e utensílios que pudessem ser utilizados em novas fugas.

“A Polícia Penal vem intensificando as operações de revista e de controle da ordem e disciplina nas unidades prisionais”, pontua Roberval Ferraz, diretor-geral adjunto da Polícia Penal em Santa Catarina. Os agentes também buscam por armas artesanais, celulares, drogas e todo tipo de itens proibidos em unidades prisionais.

Na quinta-feira (12), a ação foi realizada no Presídio Regional de Lages, na Serra catarinense. Segundo a SAP (Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa), outras casas prisionais serão vistoriadas ao longo da semana.


Operação realizada no Presídio Regional de Lages nessa quinta-feira (12) busca evitar novas fugas de detentos – Vídeo: SAP/ Reprodução/ ND

Fugas não são comuns em Santa Catarina, diz Polícia Penal

A SAP abriu sindicâncias para apurar as possíveis falhas que culminaram com as fugas dos detentos em Florianópolis e em Xanxerê.

“As fugas não são comuns de acontecer, mas como aconteceram, a gente abre sindicância para entender o que aconteceu e onde estamos errando e precisamos melhorar”, entende o diretor-geral adjunto da Polícia Penal.

Na casa prisional de Florianópolis, a principal hipótese é de que os apenados tenham usado um buraco no teto e uma corda ‘teresa’ para escapar da instituição penitenciária. No Oeste catarinense, acredita-se que os homens, que estavam no regime semiaberto, tenham forçado uma das celas para fugir.

“As agências de inteligência estão conversando e estão com equipes na rua para fazer a recaptura, o mais rápido possível, desses internos”, complementa.

Quem são os detentos fugitivos

As buscas pelos cinco criminosos acontecem em todas as regiões de Santa Catarina. Informações sobre o paradeiro dos criminosos podem ser repassadas à Polícia Civil pelo dique denúncia, através do telefone 181.

Jackson receberia progressão de pena no início de 2025 - Reprodução/ ND

1
5

Jackson receberia progressão de pena no início de 2025 – Reprodução/ ND

Marcelo foi condenado a 44 anos de prisão - Reprodução/ ND

2
5

Marcelo foi condenado a 44 anos de prisão – Reprodução/ ND

Fernando de Souza da Silva tinha progressão de pena prevista para 2026 - SAP/Reprodução

3
5

Fernando de Souza da Silva tinha progressão de pena prevista para 2026 – SAP/Reprodução

Paulo César Veloso estava preso por furto - SAP/Reprodução

4
5

Paulo César Veloso estava preso por furto – SAP/Reprodução

Idelmar da Silva poderia progredir de pena em 2024 - SAP/Reprodução

5
5

Idelmar da Silva poderia progredir de pena em 2024 – SAP/Reprodução

Jackson Cunha e Marcelo Rodrigo Benke evadiram da Penitenciária de Florianópolis, enquanto Idelmar da Silva, Fernando de Souza Silva e Paulo Cezar Veloso são os fugitivos do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.