Empresas aéreas do Brasil pedem que passageiros verifiquem voos após apagão cibernético mundial atrasar operações em vários países


Problema técnico atinge EUA, Europa, Ásia, Oceania e África. Aeroporto de Brasília, em imagem de arquivo
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Após um apagão cibernético mundial atrasar operações em vários países, empresas aéreas brasileiras pediram que os passageiros verifiquem o andamento de seus seus voos nesta sexta-feira (19).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Segundo a Latam e a Azul, a recomendação é que os clientes verifiquem o status de suas viagens como precaução (veja abaixo). O g1 tenta contato com a Gol.
“O Grupo LATAM informa que até o momento a operação não registrou impactos diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft a nível mundial. O Grupo LATAM recomenda aos seus passageiros que verifiquem o status dos voos como medida de precaução. O Grupo LATAM lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros”, informou a Latam.
“A Azul informa que, devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. A recomendação é que os Clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes”, disse a Azul.
O problema técnico atinge EUA, Europa, Ásia, Oceania e África. O governo da Austrália disse que o incidente está aparentemente relacionado a um problema global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike.
Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor “Falcon”.
As principais companhias aéreas dos Estados Unidos paralisaram todos os voos. Segundo a rede de TV norte-americana ABC, nenhum voo da American Airlines, United e Delta deve decolar nas próximas horas. As viagens que já estão em andamento continuarão normalmente.
Problemas técnicos foram reportados nos maiores aeroportos da Europa e na Índia, com atrasos de voos. Em Berlim, na Alemanha, todas as decolagens ficaram suspensas por algumas horas.
Outros problemas
Na Austrália, a rede estatal ABC está com a programação totalmente paralisada, e a Sky News Australia está parcialmente fora do ar.
Outros problemas de tecnologia foram reportados ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, o serviço de emergência 911 ficou fora do ar no Alasca.
Serviços bancários e de mídia da Austrália foram afetados, sendo que algumas lojas fecharam temporariamente. Alguns bancos da Nova Zelândia também ficaram fora do ar.
No Reino Unido, o serviço de trem disse que foi afetado e pode enfrentar cancelamentos. Já o canal Sky News chegou a ficar fora do ar por dificuldades em fazer transmissões ao vivo. Além disso, sistemas de computadores do serviço público de saúde caíram.
LEIA TAMBÉM:
Policial penal e advogada são presos por suspeita de integrar grupo que beneficiava presos do DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.