Identifique o sentido da canção ‘Não identificado’ no roteiro do show de Caetano Veloso e Maria Bethânia


Turnê dos cantores reinicia hoje em Belo Horizonte e tem apresentações agendadas até março de 2025. Maria Bethânia e Caetano Veloso cantam lembranças afetivas da família em músicas como ‘Motriz’ e ‘Não identificado’
Marcos Hermes / Divulgação
♫ COMENTÁRIO
♩ De volta à cena a partir de hoje, 7 de setembro, com apresentação no estádio popularmente conhecido como Mineirão em Belo Horizonte (MG), o show de Caetano Veloso e Maria Bethânia traz particularidade no roteiro que somente os seguidores mais antenados dos cantores irão perceber.
Na costura do roteiro do show Caetano & Bethânia, a canção Não identificado – composta por Caetano Veloso e apresentada na voz imortal de Gal Costa (1945 – 2022) em gravação de 1969 – aparece logo após Motriz, outra música de Caetano, esta lançada na voz de Bethânia no álbum Ciclo (1983).
O link faz todo sentido na afetiva memória que os irmãos baianos tem da infância vivida em Santo Amaro da Purificação (BA), interiorana cidade do Recôncavo Baiano.
Música batizada com o nome do trem que ligava Santo Amaro a Salvador (BA), Motriz aciona na letra reminiscências de Caetano e Bethânia no cotidiano da vida dos irmãos com os pais José Telles Velloso (1901– 1983) e Claudionor Viana Telles Veloso (1907 – 2012), a matriarca imortalizada como Dona Canô.
Embora evoque de imediato o canto transcendental de Gal Costa, a canção Não identificado aparece em seguida, no trilho do roteiro do show Caetano & Bethânia, porque era uma das canções preferidas de José, pai dos artistas.
Estreada em 3 de agosto no Rio de Janeiro (RJ), a turnê dos cantores tem apresentações agendadas até 22 de março, data do show de Porto Alegre (RS), previsto inicialmente para 12 de outubro, mas remarcado para 2015 porque a Arena do Grêmio ainda sofre com os danos das enchentes que alagaram o Rio Grande do Sul entre abril e maio.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.