Polícia Civil abre inquérito para investigar possível conduta racista de vereador em Santa Rita do Sapucaí, MG


Investigação vai apontar se vereador cometeu crime de injúria racial, equivalente ao crime de racismo, ao falar sobre uma obra realizada por funcionários da prefeitura. A Polícia Civil de Santa Rita do Sapucaí (MG) abriu inquérito para investigar uma possível conduta racista de um vereador da cidade.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A investigação vai apontar se o vereador Benedito Raimundo Ribeiro (PL) cometeu crime de injúria racial, equivalente ao crime de racismo, ao falar sobre uma obra realizada por funcionários da prefeitura.
Em um vídeo gravado pelo próprio vereador e divulgado nas redes sociais, ele critica a obra de uma faixa elevada em uma avenida no Centro da cidade com a seguinte fala.
“Se quer fazer o serviço direito? Arranca tudo isso aqui, asfalta tudo isso aqui, aí o serviço fica decente, um serviço de branco. Porque do jeito que está fazendo aqui, tá uma cacada (sic)”, diz o vereador no vídeo.
Delegacia de Santa Rita do Sapucaí
Polícia Civil
Em contato com a produção da EPTV Sul de Minas, o vereador disse que queria dizer apenas que a obra não está bem feita e que tem recebido reclamações de moradores. Ele disse que não teve a intenção de ser racista e que já gravou um vídeo pedindo desculpas.
Segundo a Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, 80% dos funcionários da Secretaria de Obras são de pessoas pretas. O prefeito Wander Wilson Chaves emitiu uma nota em que repudia o vídeo.
Já a Câmara Municipal informou que não vai se pronunciar, já que não recebeu nenhuma denúncia formal contra o vereador e que não comenta a conduta individualizada de vereadores.
A Associação Santarritense José Patrocínio, que representa o movimento negro da cidade, publicou um vídeo alegando que a população negra de Santa Rita do Sapucaí ficou ofendida com as falas do vereador e que aguarda uma manifestação da parte dele para que “possam conversar com educação, já que a educação é o caminho”.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.