Esquema de superfaturamento nos serviços de limpeza urbana de Gaspar é alvo de operação da Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção, realizou nesta quarta-feira (4), a Operação Limpeza Urbana para investigar um esquema de superfaturamento nos serviços de limpeza urbana em Gaspar, no Vale do Itajaí, realizados entre 2017 e 2023.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

A investigação

As investigações apontam irregularidades em serviços como varrição, carpina e roçada, executados nas vias públicas da cidade. De acordo com a Polícia Civil, foram identificados casos de medições superfaturadas, especialmente em áreas verdes pertencentes ao município, onde as medições superavam a real extensão dos terrenos. Essas fraudes contaram com o aval de servidores públicos responsáveis pela fiscalização dos contratos.

Leia também: Superfaturamento em contratos da Prefeitura de Blumenau é alvo da segunda fase da Operação Elysium

A operação revelou que, inicialmente, os serviços de limpeza urbana eram prestados para a Secretaria de Obras de Gaspar, mas posteriormente passaram a ser executados para o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE). O atual presidente do SAMAE, que na época do esquema ocupava o cargo de Secretário de Obras, está entre os investigados.

Mandados

Durante a Operação Limpeza Urbana, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca nas residências dos fiscais de contratos e dos ex-secretários de obras envolvidos na gestão dos serviços com pagamentos superfaturados.

A operação contou com o apoio da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (CECOR) e diversas delegacias da região, incluindo Blumenau e Timbó. O inquérito policial segue em andamento, e os envolvidos podem responder por crimes de corrupção e fraude à licitação.

O que diz a prefeitura de Gaspar

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Gaspar, que se manifestou através de nota. Veja:

“A Prefeitura de Gaspar está contribuindo com as investigações e aguarda mais informações das autoridades. A administração também determinou a instauração de auditoria administrativa interna sobre os fatos”.

Leia mais

Polícia Federal combate a circulação de notas falsas em duas regiões de SC

Abastecimento de água em bairro de Gaspar é interrompido devido a rompmento de tubulação

O post Esquema de superfaturamento nos serviços de limpeza urbana de Gaspar é alvo de operação da Polícia Civil apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.