Idosos fazem atividades culinárias em instituição de longa permanência: ‘Resgatam memórias afetivas’


Iniciativa é realizada em instituição de longa permanência de Catanduva (SP). 24 idosos vivem no local. Idosos fazem atividades culinárias em instituição de longa permanência de Catanduva (SP)
Divulgação / Fundação Padre Albino
Idosos que vivem em uma instituição de longa permanência fazem oficina de culinária para resgatar a autoestima, a autonomia e estimular a memória, em Catanduva (SP). A atividade foi realizada na quarta-feira, 28 de agosto.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Farinha, fermento e açúcar são alguns dos ingredientes utilizados… Rapidamente eles se transformaram em docinhos e biscoitos à base de leite em pó; moldes em formato de coração, flores e outras figuras que desenhavam os biscoitos.
No total, 24 idosos vivem no Recanto Monsenhor Albino. Desses, 10 participam das atividades. A distribuição das tarefas se dá de acordo com a habilidade e limitação de cada um.
Idosos fazem atividades culinárias em instituição de longa permanência de Catanduva (SP)
Reprodução / Fundação Padre Albino
A nutricionista Mayara de Oliveira explica a receita do doce foi preparada pelas colaboradoras da instituição e constantemente eles desenvolvem ações desse tipo.
“A receita do doce é preparada pelas colaboradoras da entidade e as pessoas idosas são responsáveis por enrolar ou cortar com as forminhas fornecidas. Seja fazendo toda a receita, ou apenas dando o toque final, o resultado é o trabalho alimentar o sentimento de ser útil”, conta.
Além de proporcionar autonomia, a atividade é um momento terapêutico e de lazer para os idosos. Na hora de seguir a receita, a ideia é estimular a memória para evitar futuras doenças neurológicas e proporcionar a socialização entre todos os participantes.
Um trabalho desenvolvido em parceria com as educadoras físicas Marina Fernandes e Suzana Lopes.
“Às vezes, eles podem ter dificuldade de comunicação e ao compartilhar receitas entre eles sentem que estão ativos e resgatam memórias afetivas por meio da culinária”, destaca Marina.
Idosos fazem atividades culinárias em instituição de longa permanência de Catanduva (SP)
Divulgação / Fundação Padre Albino
Depois de prontos, os participantes e os demais residentes são convidados a saborear as receitas durante o evento “Aniversariantes do Mês”.
Suzana conta que o trabalho também ativa a coordenação motora fina, a motivação, entre outras atividades.
“A oficina é importante para proporcionar momentos de interação e sociabilização, além de incentivar a atividade culinária, aliamos o desenvolvimento motor, trabalhando membros superiores”, finaliza.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.