Cetesb realiza operação para fiscalizar emissão de fumaça preta em Sorocaba


Operação durou quatro horas e contou com apoio da Polícia Militar. A observação da fumaça preta foi feita à distância e, por isso, não foi necessário parar os veículos. Cetesb realiza operação para fiscalizar emissão de fumaça preta em Sorocaba
Agentes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realizaram uma megaoperação para vistoriar veículos a diesel que estejam emitindo fumaça preta acima dos padrões estabelecidos por lei. Foram vistoriados 25 pontos do estado de São Paulo, incluindo a Avenida Independência, a principal do bairro Éden, em Sorocaba (SP).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A operação durou quatro horas e contou com apoio da Polícia Militar. A observação foi feita à distância e, por isso, não foi necessário parar os veículos. Para determinar se a fumaça está em desacordo, os agentes utilzam uma escala internacional.
“O veículo que vem a gente olha o escapamento, e se a colorimetria de intensidade 3, 4 ou 5, já está fora do padrão. Aí a gente anota a placa e o veículo é autuado”, explica o tecnólogo da Cetesb, Silvio Cesar Barbosa de Oliveira.
Cetesb realiza operação para fiscalizar emissão de fumaça preta em Sorocaba
Reprodução/TV TEM
O dono do veículo que estiver fora dos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente e estiver emitindo essa fumaça preta recebe uma multa no valor de R$ 2.121, que pode ser dobrado em caso de reincidência. Trata-se de uma multa ambiental e, por isso, o motorista não fica com pontos na carteira, mas fica impedido de fazer o licenciamento do veículo.
Segundo a Cetesb, os proprietários autuados que comprovarem que o problema da emissão de fumaça preta foi solucionado, terão a multa reduzida em 70% do valor.
A fumaça preta é sinal de que a queimada do combustível está incompleta. Para evitar que isso aconteça, os veículos precisam passar por ajustes mecânicos.
Análise foi feita com uma escala internacional
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assistas às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.