Macaco encontrado morto na zona rural é enviado para análise por suspeita de febre amarela em Andradas, MG


Corpo do primata foi encaminhado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para análise e confirmação da presença do vírus. A Prefeitura de Andradas (MG) informou nesta quinta-feira (18) que um macaco foi encontrado morto com suspeita de febre amarela no bairro Jaguari, na zona rural.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Corpo do primata foi encaminhado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para análise e confirmação da presença do vírus. Os macacos, assim como os humanos, são vítimas e não transmitem a febre amarela, mas a presença de animais mortos pode ser um indicativo da presença da doença.
Por causa da suspeita, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou o alerta à população sobre a importância da vacinação contra a doença.
Prefeitura de Andradas alerta a população sobre importância da vacinação contra a febre amarela
Reprodução EPTV
A febre amarela é transmitida pelo Aedes aegypti, que também é responsável pela transmissão da dengue.
Em Andradas, a vacina contra a febre amarela está disponível na Unidade Materno Infantil. Para se vacinar, é necessário levar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação. A unidade está aberta para atendimento de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h.
Em caso de dúvidas ou para obter mais informações sobre a vacinação, os interessados podem ligar para o número (35) 3731-3313.
Além disso, a população é orientada a entrar em contato pelo telefone (35) 99873-3028 caso encontre algum macaco morto, ajudando assim no monitoramento e controle de possíveis focos da doença.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.