É #FAKE que agente do Serviço Secreto foi impedido pelo chefe de disparar contra atirador de Trump


Notícia falsa nasceu em um fórum anônimo conhecido por espalhar teorias da conspiração. Serviço Secreto dos EUA também confirmou ao Fato ou Fake que a alegação é falsa. É #FAKE que atirador foi impedido de disparar contra atirador de Trump
Montagem g1
Circula nas redes sociais que um agente do Serviço Secreto dos Estados Unidos teria sido impedido pelo chefe da segurança de atirar contra Thomas Matthew Crooks, responsável pelo atentado contra o ex-presidente Donald Trump durante comício na Pensilvânia no sábado (13). É #FAKE.
selo fake
g1
A publicação falsa tem o seguinte texto: “GRAVE: Agente do Serviço Secreto diz que o Chefe de Segurança se recusou a autorizar disparo em atirador de Trump. O oficial Jonathan Willis relatou que manteve o assassino na mira por 3 minutos, mas o chefe do Serviço Secreto se recusou a dar luz verde para neutralizá-lo. E todo o mundo viu esta Cena… perplexos!”.
Até a tarde desta quarta-feira (17), uma publicação no X já somava 55,3 mil visualizações e 4,7 mil curtidas. A desinformação também foi compartilhada pelo jornal indiano “Hindustan Times” com o título: “Agente anônimo do Serviço Secreto afirmou que ‘altos escalões me impediram de matar o assassino’ de Trump”.
✅Siga o canal “Fato ou Fake” no WhatsApp
Procurado, o porta-voz do Serviço Secreto dos EUA, Nate Herring, informou ao Fato ou Fake que não existe nenhum funcionário chamado Jonathan Willis na instituição.
“Esta afirmação é categoricamente falsa”, reforçou o porta-voz do Serviço Secreto.
Originalmente, a declaração falsa foi compartilhada no site 4Chan — um fórum anônimo conhecido por espalhar desinformações e teorias da conspiração — no domingo (14), um dia após a tentativa de homicídio contra Trump.
O responsável pelo atentado também foi morto pelos agentes do Serviço Secreto logo depois de abrir fogo contra o republicano. Crooks estava deitado no telhado de um imóvel a menos de 150 metros do palco, onde Trump discursava.
O boato sobre um agente ter sido impedido de disparar contra Crooks nasceu em meio às críticas que o Serviço Secreto vem recebendo em razão das falhas de segurança no comício
O atirador foi visto pelas forças de segurança locais cerca de 30 minutos antes dos disparos, segundo o jornal “WPXI”, afiliado da rede “NBC”. Apoiadores também viram Crooks no telhado e alertam os agentes sobre a atitude suspeita do homem.
Investigadores do FBI ainda buscam a motivação para a tentativa de assassinato de Trump. Por enquanto, o FBI trata o episódio como possível de terrorismo doméstico.
A notícia falsa também foi verificada pela agência de checagem norte-americana FactCheck.org
LEIA TAMBÉM:
É #FAKE que agentes do Serviço Secreto riram em atentado contra Trump; foto foi manipulada
É #FATO que atirador foi visto em telhado minutos antes de atentado contra Trump
É #FAKE que Trump comparou atentado que sofreu à facada em Bolsonaro em 2018; vídeo é montagem
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.