Ao g1, Rogério Correia promete novos programas sociais, criação de parque nacional e implementação de tarifa zero


Durante a série de entrevistas do podcast ‘Gerais no g1’ com concorrentes à Prefeitura de Belo Horizonte, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) afirmou que, se eleito, vai fazer o plantio de uma árvore para cada habitante da capital, rever o contrato dos ônibus coletivos e promover novas obras para enchentes. Liliana Junger entrevista o candidato à Prefeitura de Belo Horizonte Rogério Correia (PT).
Fred Bottrel/TV Globo
Rogério Correia, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de Belo Horizonte, foi entrevistado pela apresentadora Liliana Junger, do podcast Gerais no g1. Ele afirmou que, se eleito, vai propor novos programas sociais, criar um parque nacional na Serra do Curral e implementar tarifa zero no transporte coletivo (assista abaixo na íntegra).
Liliana Junger entrevista Rogério Correia (PT); veja íntegra
Veja as principais propostas do candidato:
Programas sociais
Ao ser perguntado sobre a baixa intenção de voto entre as pessoas com até três salários-mínimos, Rogério Correia afirmou que, além de vincular os projetos do plano de governo às iniciativas já existentes do governo federal, como o Bolsa Família, pretende criar um programa de renda para idosos.
“Eu vou criar aqui em Belo Horizonte o ‘Pró-Idoso’, que vai ser também uma renda extra, mas principalmente o lugar de acolhimento e de cuidados desse idoso. É um programa que existe pouco e que eu quero complementar para aqueles que existe além do governo do presidente Lula”, afirmou.
O candidato também disse que planeja estender o programa “Pé de Meia”, da União, para incluir estudantes do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e reduzir a evasão escolar. Além disso, ele propôs a criação do projeto “Territórios de Cidadania”, focado em melhorar o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nas áreas mais vulneráveis da cidade.
Meio ambiente
Rogério Correia ressaltou que, enquanto deputado, apresentou ao governo federal a proposta de transformar a Serra do Curral em um parque nacional. Se eleito, ele afirmou que vai garantir a preservação ambiental da área, não permitindo mineração no local.
“É como se fosse no Rio de Janeiro minerar o Pão de Açúcar, não tem lógica minerar a Serra do Curral. […]. O ideal é um parque nacional com recurso inclusive que venha do governo federal para que a gente tenha lá também área de turismo, lazer, esporte, é muito melhor que minerar aquele cartão-postal”, disse.
O candidato também prometeu que vai fazer o plantio de uma árvore para cada habitante de BH.
“Nós precisamos dar a Belo Horizonte o título de cidade jardim de novo, então nós vamos trabalhar para ter o plantio de árvore”, destacou.
Transporte público
Rogério Correia ressaltou que, caso seja eleito, vai garantir tarifa zero no transporte coletivo municipal aos fins de semana e rever os contratos com as empresas de ônibus para modernizar e melhorar o sistema já no primeiro dia de mandato.
“No dia 1º [de janeiro], eu vou montar uma comissão com os empresários de ônibus, com usuários, com técnicos, para a gente modificar o contrato. Nós não vamos aceitar esse contrato até 2028. Você não pode continuar tendo ônibus que é controlado o horário, a frota de ônibus, pela empresa de ônibus — quem tem que fazer o controle disso é a prefeitura”, declarou.
Enchentes
Rogério Correia (PT) explica propostas para lidar com enchentes em BH
Em relação às enchentes, o candidato disse que quer remover permanentemente as famílias que vivem em áreas de risco, como a Vila do Índio, e levá-las para novas moradias. Além disso, prometeu mais obras com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
“Parque linear, esse é um exemplo de obra a ser feita, que você não permite mais o processo de enchente, retira aqueles que estão e realoca em moradias e resolve o problema. Quando eu falo em parceria e me orgulho de ser o candidato do presidente Lula é porque a gente tem também o ‘caminho da pedra’, vamos dizer assim, para trazer obras importantes, e as do PAC serão fundamentais”, explicou.
Outras propostas
Concluir a despoluição da Lagoa da Pampulha até 2028.
Garantir creches e pré-escolas em tempo integral para todas as crianças de 0 a 3 anos da capital e pagar o piso nacional da educação aos professores.
Fazer uma mesa permanente de diálogo com os servidores municipais e contratos coletivos de trabalho anuais.
Transformar Belo Horizonte em um polo de produção de vacinas.
Retomar o Orçamento Participativo e incentivar a participação popular nas decisões da prefeitura.
Quem é Rogério Correia
Nascido em Belo Horizonte, Rogério Correia tem 66 anos e já foi professor de matemática e física. Na juventude, começou a atuar em movimentos populares e sindicais. Foi eleito vereador na capital três vezes e deputado estadual por quatro legislaturas. Atualmente, está no segundo mandato como deputado federal.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.