Três em cada 10 dos ônibus da EMTU estão circulando com idade da frota vencida, acima de 10 anos


Cerca de 29% da frota que circula na Região Metropolitana de São Paulo está irregular, segundo levantamento feito pelo BDSP nesta quinta (18). Ônibus metropolitanos da EMTU
Divulgação/EMTU
Três em cada 10 ônibus da frota que opera pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) na Grande São Paulo estão com idade acima de 10 anos. Os dados foram retirados do próprio site da empresa nesta quinta-feira (18).
Os quatro consórcios que operam na Região Metropolitana de São Paulo têm um total de 2.715 veículos na frota. Desses, 792 ônibus estão irregulares, no total, são 29%.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Consórcios
A Unileste, que está na região de Mogi das Cruzes, 39% da frota está acima da idade permitida em contrato.
Já a Intervias, que opera em Cotia, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra e na cidade de São Paulo, tem 34% de veículos com idade vencida.
Os veículos da Internorte, que cicula em São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Arujá, são 26% de veículos com mais de 10 anos de circulação. E no Consórcio Anhanguera, que opera em Barueri, Osasco, Carapicuíba. O total da frota vencida é de 24%.
Levantamento da frota de ônibus vencida
Reprodução/TV Globo
Em nota, a EMTU e as concessionárias informaram que “estão comprometidas com a modernização da frota, que hoje tem média de 6,8 anos. As concessionárias perderam a capacidade de investimento desde a pandemia de covid-19 e que todos os ônibus passam por inspeção anual ou semestral para garantir boas condições aos passageiros, não importando a idade dos veículos”.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.