Secretário de Segurança de SP fala sobre ações para coibir pancadões na zona Norte de Sorocaba


Guilherme Derrite falou sobre a instalação do novo batalhão da Polícia Militar que ficará responsável pela zona Norte da cidade. Guilherme Derrite esteve na TV TEM de Sorocaba (SP) nesta quinta-feira (18)
TV TEM
O secretário da Segurança Pública de São Paulo (SSP), Guilherme Derrite, falou sobre as ações de segurança em bairros da zona norte de Sorocaba (SP), que sofre com denúncias de perturbação de sossego por conta dos “pancadões” realizados nos fins de semana.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo o secretário, a perturbação de sossego é algo que tem afetado todo o estado de São Paulo. Ele informou que iniciou uma operação em conjunto entre as polícias Civil e Militar para coibir este tipo de atividade.
“É uma preocupação […] Nós fizemos, recentemente, a operação com a Polícia Militar para evitar que isso continue sendo um problema para a população. Estamos, nesse exato momento, com os batalhões e elite da Polícia Militar, além do BAEP aqui de Sorocaba, a Rota, o 2º Batalhão de Choque atuando também na região até que a gente possa reforçar o efetivo”, explicou.
Para reforçar o efetivo policial no município, o secretário informou que já tem o local para instalar o novo batalhão da Polícia Militar. A unidade ficará sediada na Vila Santana e, conforme Derrite, ficará responsável pela zona Norte de Sorocaba. A data para o início das obras não foi informada.
“A criação da nova unidade não é retirar efetivo de onde já existe, é a criação de novas vagas. Então a gente tá falando de um reforço de 300 a 400 novos policiais militares que vão aumentar as viaturas nas ruas. A área de incumbência será a Zona Norte, Jardim Zulmira, enfim, outros bairros. Vai ficar sediado na Vila Santana”, inicia.
“Estamos pegando uma parte de um terreno que não é utilizado por uma Escola Estadual, Escola Professor Genésio Machado. Já solicitei à Secretaria de Educação, porque daí está dentro do estado para passar para a gente, e lá a gente espera iniciar a obra ainda esse ano para inaugurar ano que vem já inaugurar a nova unidade”, afirmou.
Tornozeleiras eletrônicas
Derrite ainda revelou que, até o final deste ano, pretende expandir o projeto das tornozeleiras eletrônicas para todo o estado de São Paulo, tendo Sorocaba dentro do rol de prioridades.
“A contratação do serviço, que começou com um projeto piloto na capital, nós temos 217 tornozelados, indivíduos que agrediram sua ex-companheira ou companheira. O Poder Judiciário aplicou a tornozeleira eletrônica na audiência de custódia. Desses 217, 23 descumpriram a medida protetiva, se aproximaram das vítimas e a polícia evitou o feminicídio. Aí, como a gente faz política pública baseada em evidência, segundo semestre vai ser expandido para todo o estado de São Paulo”, anunciou.
“A gente tem na Baixada Santista a contratação de mil tornozeleiras agora, um edital em andamento, e no segundo semestre vamos trazer para cá. Inauguramos, recentemente, a nova DDM de Sorocaba, e com a junção agora da contratação das tornozeleiras, a gente pretende, além de evitar novos casos, a gente pretende de fato fazer com que a medida protetiva seja algo eficaz, e a tornozeleira ajuda muito nisso.”
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.