Dermatologista dá dicas para acabar com a acne e para manter a pele do rosto saudável


Elvira Assumpção fala sobre pequenas mudanças na rotina e nos hábitos que podem ajudar a acabar com as espinhas. Dermatologista explica cuidados para manter a pele saudável
Muitas pessoas sofrem com a acne e precisam de tratamento específico para manter a pele sempre lisinha. Em entrevista ao AL1 nesta sexta-feira (30), a dermatologista Elvira Assumpção falou sobre o que causa a acne e o tratamento adequado.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Ao contrário do que muitos pensam, a acne não é um problema apenas dos adolescentes. Alguns fatores contribuem para o surgimento das espinhas, como a ação hormonal, o uso de medicamentos e cosméticos, além do tipo de alimento ingerido.
“A acne na mulher adulta pode estar relacionado a alterações hormonais. A gente já sabe que alimentos com altos índices glicêmicos, como doces, podem ter relação com a piora da acne. Alguns pacientes têm piora com consumo de leite e derivados”, disse a médica.
Acne geralmente afeta as mulheres adultas na região do queixo, mandíbula
Reprodução/Pexels
❌O que não fazer?
A dermatologista explica que tem alguns fatores que prejudicam o quadro de espinhas e, por tanto, devem ser evitados na fase mais crítica.
✅ Clique e siga o canal do g1 AL no WhatsApp
“O uso de maquiagem quando se está com muitas espinhas pode sim prejudicar, pode acontecer uma obstrução dos folículos e agravar inflamações. Não recomendamos usar o sabonete de coco, já que o coco pode ressecar a pele, então não recomendamos em nenhuma situação”, disse a médica.
Veja abaixo alguns indicadores que podem favorecer o aparecimento da acne:
Sensibilidade aos hormônios masculinos
Oleosidade da pele
Condições hormonais
Uso de medicamentos (corticoides, anabolizantes e antidepressivos)
Má alimentação
Tabagismo
Hereditariedade
Produtos oleosos
Consumo excessivo de suplementos e vitaminas
Doenças endócrinas
Lavagem excessiva da pele
Estresse
Sono insuficiente
💆🏻‍♀️Tratar na hora certa
A acne é divida em graus, conforme o tipo e gravidade das lesões. A distribuição das lesões é variável, mas aparecem com mais frequência no rosto.
O tratamento para acne varia conforme o caso e deve ser prescrito por um dermatologista. Elvira Assumpção destaca que algumas medidas podem ajudar a diminuir a incidência de acne no rosto.
“O tratamento deve ser precoce para evitar cicatrizes e lesões inflamatórias. Existe uma gama de tratamentos para cicatrizes de espinhas, como o laser, o peeling, microagulhamento e até dermoabrasão”.
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.