Sem atingir meta durante a campanha contra a gripe, Piracicaba segue com doses restantes disponíveis


Em Piracicaba, a cobertura dos públicos prioritários ficou bem abaixo da meta estabelecida. Piracicaba não atinge meta de vacinação e segue com 40 mil doses contra gripe para distribuição
Divulgação/Prefeitura de Piracicaba
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) foi encerrada na última sexta-feira (14), mas em Piracicaba (SP) a cobertura dos públicos prioritários ficou bem abaixo da meta estabelecida. Apesar do fim da campanha oficial, a cidade segue com a vacinação até que o estoque de 40 mil doses termine.
📲 Acesse a comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
Durante o período da campanha, de 23 de março até 14 de julho, foram 78.033 pessoas vacinas contra a gripe na cidade.
Entre os grupos prioritários, todos ficaram abaixo da meta de 95%. Foram vacinados 29.978 idosos (cobertura de 40,27%); 9.453 crianças de 6 meses a menores de 6 anos (39,10%); 736 gestantes (20,59%); 46 puerpéras (7,83%); e 4.706 trabalhadores da Saúde (32,91%).
Apesar do fim da campanha, as 40 mil doses restantes seguem disponíveis nos postos para a população acima dos 6 meses de idade.
Os interessados em se imunizar devem procurar, de segunda a sexta-feira, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab), ou as Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 16h.
Para receber a vacina é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS.
Sintomas
As pessoas infectadas pela gripe apresentam, ao menos, por dois dos sintomas abaixo:
Febre;
Calafrios;
Dor de garganta;
Dor de cabeça;
Tosse;
Coriza;
Distúrbios olfativos ou gustativos.
A maioria dos sintomas tende a amenizar após uma semana. A febre, por outro lado, tem duração de 2 a 3 dias após o início da doença. A fadiga, a tosse e o mal-estar podem persistir por algumas semanas.
Em Piracicaba, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Livre atende pacientes com sintomas respiratórios e suspeitos de dengue. A instalação está localizada no Tiro de Guerra de Piracicaba, no bairro Morumbi e atende até 250 pessoas por dia.
A unidade funciona todos os dias, das 7h às 18h.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.