Caça F-16 cai na Ucrânia durante ataque russo; possível erro do piloto é investigado


País recebeu aeronaves norte-americanas no início do mês. Avião supersônico caiu na segunda-feira (26), quando a Rússia lançou mais de 200 mísseis e drones contra a Ucrânia. Imagem do caça F-16 em ação durante exercício nos Estados Unidos.
Divulgação/ Lockheed Martin
Um caça norte-americano F-16 caiu na Ucrânia durante um ataque russo, na segunda-feira (26). De acordo com os militares ucranianos, o piloto morreu. Os Estados Unidos afirmaram que investigam um possível erro do piloto ou falha mecânica da aeronave.
As informações sobre a queda do F-16 foram divulgadas pelo governo da Ucrânia nesta quinta-feira (29). No início do mês, o país recebeu aeronaves enviadas pelos Estados Unidos. Os caças supersônicos já estão sendo usados na guerra.
Segundo os militares ucranianos, o caça caiu enquanto o piloto tentava se aproximar de um alvo russo. Naquele dia, a Rússia lançou mais de 200 mísseis e drones contra infraestruturas do setor energético da Ucrânia.
“A conexão com uma das aeronaves foi perdida enquanto ela se aproximava do próximo alvo. Como se descobriu mais tarde, o avião caiu e o piloto morreu”, disseram em comunicado.
Os militares afirmaram ainda que os caças têm demonstrado alta eficiência. Pelo menos quatro mísseis de cruzeiro russo foram abatidos pelas aeronaves norte-americanas.
Por outro lado, um oficial da Defesa dos Estados Unidos afirmou à agência Reuters que a queda do F-16 não parece ter sido motivada por um ataque russo. Entre as causas mais prováveis estão um erro do piloto ou uma falha mecânica.
Os pilotos ucranianos passaram por treinamentos em países da Otan para operar caças F-16. O presidente Volodymyr Zelensky afirmou que a Ucrânia ainda não tem pilotos suficientes para operar esse tipo de caça.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.