Autor do ataque à creche de Blumenau tinha plena consciência de seus atos, afirma Ministério Público

Começaram os debates entre a acusação e a defesa no julgamento do autor do ataque à creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, na tarde desta quinta-feira (29). Cada lado tem até uma hora e meia para apresentar seus argumentos. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), representado pelos Promotores de Justiça Guilherme Schmitt e Rodrigo Andrade Viviani, iniciou as exposições, destacando que o réu tinha como objetivo chamar a atenção do maior número possível de pessoas com seu ato.

O MPSC abordou o laudo de insanidade mental, que apontou que o autor possui transtorno de personalidade antissocial, mas que, ainda assim, tinha plena capacidade de entender a gravidade de seus atos. Sobre o uso de drogas, o médico psiquiatra responsável pelo laudo afirmou que o réu não pode ser considerado dependente químico e que estava totalmente consciente durante o cometimento do crime.

A promotoria também destacou as qualificadoras que agravam o crime:

  • Motivo torpe: o autor teria agido para dar repercussão ao seu ato.
  • Meio cruel: o crime causou sofrimento desnecessário às vítimas.
  • Recurso que dificulta a defesa das vítimas: o ataque foi repentino, impossibilitando qualquer reação das crianças.
  • Motivo fútil: a motivação do crime foi considerada insignificante.
  • Crime praticado contra menor de 14 anos

Mais cedo, o réu prestou depoimento no Fórum de Blumenau, durante o júri popular. A sessão durou cerca de nove minutos, e ele respondeu apenas às perguntas feitas por seu defensor público.

Leia também: https://alexandrejose.com/2024/08/veja-o-que-disse-o-autor-do-ataque-a-creche-de-blumenau-durante-depoimento-no-juri-popular/

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

O que acontece depois

Após os debates, a juíza se reunirá com os jurados, a acusação e a defesa para a votação dos quesitos que orientarão a sentença. A leitura da sentença está prevista para o final do julgamento e será realizada com a presença apenas dos familiares das vítimas, do réu e da imprensa.

O crime

O ataque ocorreu em 5 de abril de 2023, na creche particular Cantinho Bom Pastor, em Blumenau. O réu invadiu o pátio da instituição e matou quatro crianças a machadadas, ferindo outras cinco. Após o crime, ele se dirigiu ao Batalhão da Polícia Militar e se entregou.

Leia mais

Autor de ataque à creche em Blumenau chega ao Fórum para júri popular; veja vídeo

Forte aparato de segurança é montado para o júri popular do autor do ataque à creche de Blumenau; veja fotos

”O coração está acelerado”, afirma pai de Bernardo Pabst da Cunha antes do júri popular em Blumenau

O post Autor do ataque à creche de Blumenau tinha plena consciência de seus atos, afirma Ministério Público apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.