Eleições: Veja a repercussão da pesquisa Ipec entre os candidatos à prefeitura em Taubaté, SP


Ortiz Junior tem 41% das intenções de voto em Taubaté; Loreny, com 17%, e Marcia do PL, com 14%. Sérgio Victor (Novo), com 8%, vem na sequência. O atual prefeito José Saud (PP), tem 3%, e o Coronel Paulo Ribeiro (PT) registrou 2%. Pesquisa Ipec ouviu 800 eleitores, entre os dias 24 e 26 de agosto. Margem de erro é de três pontos percentuais. Candidatos a prefeito em Taubaté, SP
Divulgação
Nesta quarta-feira (28), um dia após o Ipec divulgar a primeira pesquisa contratada pela Rede Vanguarda com as intenções de voto para a Prefeitura de Taubaté (SP), a equipe de reportagem da emissora conversou com os candidatos que disputam o cargo de prefeito na cidade para repercutir os resultados.
O Ipec apontou que Ortiz Junior (Republicanos) lidera a disputa com 41% das intenções de votos. Ele é seguido de Loreny (Solidariedade), com 17%, e Marcia do PL (PL), que tem 14%. As duas aparecem em empate técnico, no limite da margem de erro.
A candidata do PL também aparece empatada tecnicamente com Sergio Victor (Novo), que tem 8% das intenções de votos. O atual prefeito José Saud (PP) aparece com 3%, com a margem de erro está tecnicamente empatado com Sergio Victor dentro da margem de erro.
Coronel Paulo Ribeiro (PT) registrou 2%. Considerando a margem de erro, ele está tecnicamente empatado com José Saud e, no limite, com Sergio Victor – veja mais sobre a pesquisa no fim da reportagem.
De forma geral, os seis candidatos que estão na disputa pelo posto de prefeito de Taubaté disseram que viram o resultado da pesquisa de maneira positiva, destacaram que a corrida eleitoral ainda está no início e que possuem tempo para conquistar mais eleitores.
Veja a análise de cada candidato, em ordem alfabética:
Coronel Paulo Ribeiro (PT)
“A primeira coisa que nós temos que entender é a pesquisa. É uma foto e a opinião pública muda dependendo do fato que surge. Nós temos já pessoas conhecidas na política da cidade que naturalmente vão aparecer mais, vão se destacar, mas nós temos as melhores propostas. A nossa rejeição é baixa e durante a propaganda eleitoral nós vamos apresentar nossas propostas”, afirmou o Coronel Paulo Ribeiro.
José Saud (PP)
“É uma fotografia do momento. É lógico que nas eleições ainda tem muito pra correr. A gente está andando nas ruas, mas eu não posso deixar de estar trabalhando. Hoje você tem candidatos que não estão trabalhando, então eles têm mais tempo. Eu tenho que conciliar o meu trabalho com a eleição, fica um pouco mais difícil pra mim, mas a gente vai chegar lá, não tenho dúvida nenhuma”, afirmou José Saud.
Loreny (Solidariedade)
“Eu avaliei com muita alegria de manter a nossa grande posição diante da vontade do povo de Taubaté de me escolher. Estou em segundo lugar. E a partir de agora nós vamos para a disputa e mostrar para a cidade que modernizar, olhar para frente, para o futuro, querer mais é o que vai ser bom para Taubaté. E a gente vai passar (para o primeiro lugar)”, disse a candidata Loreny.
Márcia do PL (PL)
“Essa minha vida foi só trabalho. Eu trabalhei a vida toda, nunca me apresentei às pessoas. Eu estou muito feliz, porque na realidade, como muitos dizem, eu saí do zero e fui pra 14%. Então é um sentimento que a população tá entendendo o recado que é a mudança. Acredita na cidade, acredita que é possível e nós vamos virar essa chave e avançar até se Deus quiser”, declarou a candidata Márcia do PL.
Ortiz Junior (Republicanos)
“Uma excelente pesquisa, um excelente ponto de partida e um excelente resultado. 41% nos dá uma vantagem boa para iniciar essa conversa com a população do nosso plano de governo, propondo, falando de soluções, apontando quais são os problemas e também indicando as soluções e os caminhos que a gente tem de ideias viáveis para mudar a cidade’, afirmou o candidato Ortiz Júnior.
Sérgio Victor (Novo)
“Tem várias maneiras de ver. Nosso grupo entendia que a gente estava maior pelo número de adesivos colados nos carros, de pessoas engajadas, mas a gente vê com bons olhos porque a gente saiu de 1,6% na última pesquisa pública pra 8% no começo da campanha. A campanha acabou de começar. E agora é correr pra fazer que o 60% da cidade que nunca ouviu o meu nome, conheça”, disse o candidato Sérgio Victor.
Pesquisa Ipec – estimulada
Os dados citados no começo da reportagem são da pesquisa estimulada, em que os pesquisadores apresentam, aos entrevistados, os nomes de todos os candidatos.
Veja os números:
Ortiz Junior (Republicanos): 41%
Loreny (Solidariedade): 17%
Marcia do PL (PL): 14%
Sergio Victor (Novo): 8%
José Saud (PP): 3%
Coronel Paulo Ribeiro (PT): 2%
Branco/Nulo: 9%
Não sabe ou não respondeu: 5%

A pesquisa Ipec ouviu 800 eleitores em Taubaté, entre os dias 24 e 26 de agosto.
O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se a pesquisa for repetida 100 vezes, em 95 delas, o resultado vai estar dentro da margem de erro, que é de três pontos, para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o Nº SP-07559/2024.
Eleições: Confira o resultado da pesquisa Ipec em Taubaté
Pesquisa espontânea
A pesquisa espontânea, quando o pesquisador pergunta ao eleitor em quem ele vai votar sem apresentar a lista de candidatos, apresentou os seguintes números:
Ortiz Junior (Republicanos): 24%
Loreny (Solidariedade): 7%
Márcia do PL (PL): 7%
Sérgio Victor (Novo): 3%
Coronel Paulo Ribeiro (PT): 1%
José Saud (PP): 1%
Outros: 1%
Branco/Nulo: 11%
Não sabe ou não respondeu: 44%

Rejeição
A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes:
José Saud (PP): 56%
Loreny (Solidariedade): 24%
Ortiz Junior (Republicanos): 18%
Coronel Paulo Ribeiro (PT): 16%
Marcia do PL (PL): 12%
Sergio Victor (Novo): 8%
Votaria em qualquer todos: 4%
Não sabem ou preferem não opinar: 11%.
Avaliação da administração municipal
O Ipec pesquisou ainda a opinião dos eleitores sobre a gestão atual do prefeito José Saud (PP). Veja os números:
9% consideraram a administração ótima ou boa;
27% avaliaram a administração regular;
63% disseram que é ruim ou péssima;
2% afirmaram que não sabem avaliar ou não responderam.
Aprovação do atual prefeito
O instituto também perguntou aos eleitores, independentemente da avaliação do prefeito José Saud, se eles aprovam ou desaprovam a administração dele em Taubaté. Veja os números:
12% aprovam a administração na cidade;
82% desaprovam;
6% disseram que não sabem avaliar a administração.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.