Em 1º discurso como candidato à vice, J.D. Vance enaltece Trump e critica Biden


Mais cedo, republicano afirmou que Trump ‘baixou o tom’ após o atentado e reagiu como um líder. Vance discursou na noite desta quarta-feira (17). J.D. Vance durante convenção republicana em 17 de julho de 2024
REUTERS/Brian Snyder
Em seu primeiro discurso após ser nomeado candidato à vice-presidente dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, J.D. Vance enalteceu Donald Trump e relembrou o atentado sofrido pelo ex-presidente.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Vance iniciou o discurso afirmando que a noite poderia ser marcada pela tristeza, caso Trump tivesse morrido no atentado de sábado (13), na Pensilvânia.
Em seguida, o candidato à vice criticou decisões que Joe Biden tomou durante a carreira política. Ele acusou o democrata de fazer com que os norte-americanos perdessem empregos. A plateia, então, entonou: “Joe tem que ir”.
Vance também falou sobre a própria carreira. Ele citou a passagem pela Marinha dos Estados Unidos e formações acadêmicas.
Mais cedo, Vance havia elogiado Trump em um fórum paralelo à reunião principal. Ele também acusou a imprensa de mentir e ironizou o presidente Joe Biden.
“Achei que tivéssemos acabado de perder um grande presidente, o que seria terrível para o nosso país”, afirmou.
“Convocou uma união nacional, pediu calma, mostrou liderança, e a mídia continua dizendo que querem que alguém baixe o tom. Atiraram em Donald Trump e ele baixou o tom. Isso é o que faz um verdadeiro líder”, disse Vance.
O candidato a vice-presidente afirmou que “a mídia mentiu da forma mais agressiva e caluniosa” sobre Trump, mas que “ele continua avançando, perseverando e lutando”.
Vance também fez uma comparação entre Trump e Biden. Ele afirmou que, enquanto o ex-presidente se tornou “sinônimo de luxo e beleza”, Biden gosta de “fingir” que é da classe trabalhadora.
O discurso de Trump na convenção republicana está previsto para quinta-feira (18).
LEIA TAMBÉM
J.D. Vance: quem é o candidato a vice na chapa de Trump
Joe Biden é diagnosticado com Covid-19 e cancela discurso em Las Vegas
Atirador foi identificado como suspeito uma hora antes de atentado contra Trump, diz jornal
Jovem aliado
Criado em uma região industrial em decadência, Vance integrou o corpo de fuzileiros navais e se formou em Direito na Universidade de Yale. Ele passou pelo Vale do Silício e, em 2022, venceu a eleição para o Senado por Ohio, com o apoio de Trump.
Vance completará 40 anos no próximo mês e será o terceiro vice-presidente mais jovem da história – e um dos menos experientes – caso Trump vença as eleições.
O republicano foi um crítico ferrenho de Trump na campanha presidencial de 2016. Agora, é um dos principais defensores da ideologia MAGA (“Make America Great Again”).
No Senado, Vance se destacou por sua oposição à ajuda à Ucrânia, e exigiu que os recursos fossem destinados à luta contra a imigração ilegal.
Defensor do fechamento das fronteiras e do isolacionismo, Vance é descendente de migrantes escoceses-irlandeses e casado com Usha Chilukuri, de raízes indianas, com quem tem três filhos.
Para o pesquisador Frank Luntz, Trump ter um aliado jovem como Vance garante a continuidade do movimento MAGA.
“Os operários, essa classe trabalhadora, essa compreensão dos eleitores que tradicionalmente eram democratas e que agora encontraram um lar em Donald Trump, ele enfatiza isso”, disse Luntz.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.