Parentes e amigos se despedem do ex-deputado Totó Cavalcante durante velório no Palácio Araguaia


Enterro está marcado para esta quinta-feira (18), no cemitério Jardim das Acácias, em Palmas. Autoridades divulgaram notas de pesar lamentando a morte do pioneiro na criação do Tocantins. Velório de Totó Cavalcante no Palário Araguaia, em Palmas
Djavan Barbosa/Jornal do Tocantins
Amigos, parentes e autoridades se despediram do ex-deputado José Antônio Totó Aires Cavalcante, que morreu nesta quarta-feira (17). O velório aconteceu durante todo o dia no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Totó Cavalcante fazia tratamento contra um câncer. Além de ser ex-deputado, também ocupou uma vaga no Senado em 1994, após ser eleito como suplente, e atuou como secretário de Estado. Ele foi um dos pioneiros na luta pela criação do Tocantins.
Natural do Piauí e formado em direito, o ex-deputado participou ativamente do movimento pelo estado e, inclusive, chegou a fazer greve de fome junto com o ex-governador José Wilson Siqueira Campos, que morreu em julho de 2023.
LEIA TAMBÉM:
Morre ex-deputado Totó Cavalcante, pioneiro na criação do Tocantins
Após o falecimento do político, diversas autoridades divulgaram notas de pesar. Entre elas, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) decretou luto oficial de três dias e comentou a perda.
“Ele foi um líder dedicado e comprometido com o desenvolvimento do Estado, deixando um legado significativo na política e na vida do nosso povo. Neste momento de dor, expresso minhas sinceras condolências à família e amigos de Totó Cavalcante”, declarou o governador.
O vice-governador Laurez Moreira (PDT) também divulgou nota de pesar lamentando a morte de Totó. “Totó Cavalcante, como era popularmente conhecido, foi uma figura representativa para o Tocantins. Um dos líderes mais combativos de sua época, contribuiu significativamente com a luta pela criação do estado desde os tempos em que lutava como estudante e advogado até assumir importantes posições políticas, como deputado estadual e senador da República. Além disso, foi responsável pela criação da Radio Independência do Tocantins, fundamental para o desenvolvimento da comunicação tocantinense”, destacou.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), falou sobre a trajetória de Totó. “Dedicou sua vida ao desenvolvimento e consolidação do nosso Estado, desde os tempos em que lutava como estudante e advogado até assumir importantes posições políticas, como deputado estadual e senador da República”.
O enterro do ex-deputado está marcado para ocorrer na manhã desta quinta-feira (18), às 9h no cemitério Jardim das Acácias.
José Antônio Totó Ayres Cavalcante foi um dos pioneiros na criação do Estado do Tocantins
Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.