Castro se encontra com Lira e Pacheco e propõe mudanças no projeto de renegociação da dívida dos estados

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, se encontrou nesta quarta-feira com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, sobre o projeto de renegociação da dívida dos estados apresentado por Pacheco.
Castro pediu adaptações no projeto. “O projeto do presidente Pacheco é um avanço”, disse. “Nós temos algumas propostas, como o Fundo de Desenvolvimento Regional, poder ser utilizado numa primeira hora para que haja um abatimento da dívida.”
Outra mudança pedida pelo governo do Rio é a possibilidade de alteração no cálculo do abatimento. Pelo projeto apresentado, até 2% dos juros da dívida poderia ser abatida em relação a negociação de ativos, e diminuição de 1% dos juros em relação a investimentos realizados pelo estado. Pela proposta de Castro, o abatimento poderia ser de até 3% de forma geral considerando as duas possibilidades, a depender da intenção do estado.
Isso porque o Rio não tem muitos ativos a serem negociados.
As declarações foram dadas em Brasília após reunião de Castro com Lira.
Uso de investimentos obrigatórios
Castro também sugeriu que os investimentos obrigatórios em saúde e educação também sejam contabilidades dentro do índice.
“Que a gente não ficasse só tendo que gastar dinheiro novo. Mas que o dinheiro que já é investido fosse também parte disso. O presidente [da Comissão de Constituição e Justiça] Davi [Alcolumbre] falou que acha que é uma proposta boa”, disse Castro.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.