Transbordo da carga de gás de caminhão é concluído e ruas do Centro de Montes Claros são liberadas após mais de 30 horas


Caminhão transportava 14 mil quilos de gás de cozinha e ficou preso ao bater no viaduto da rua Juca Prates, onde é permitida a passagem de veículos com altura máxima de três metros. Equipes do Corpo de Bombeiros permanecem no local na manhã desta quarta
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Os bombeiros encerraram o trabalho de transbordo da carga do caminhão-tanque carregado com gás que ficou preso no viaduto da rua Juca Prates, em Montes Claros. A operação durou mais de 30 horas e as ruas isoladas foram liberadas por volta das 15h.
O vazamento do gás foi contido ainda na madrugada por uma equipe especializada do Batalhão de Emergências Ambientais e Desastres de Belo Horizonte, que chegou na cidade durante a noite.
Após a contenção do vazamento, foi feito o esvaziamento dos pneus do veículo, possibilitando o desprendimento do viaduto e as equipes deram início ao tracionamento.
Inicialmente, os bombeiros informaram que o caminhão seria levado para um outro espaço para remanejamento da carga, mas foi necessário realizar o transbordo no local porque ao esvaziar os pneus houve deslocamento de parte deles, o que poderia comprometer a segurança da operação.
Por fim, os militares ainda acompanharam o veículo envolvido até uma área afastada do Centro urbano para que o restantes do gás fosse eliminado, permitiram o retorno dos moradores, que foram orientados a deixarem as portas e janelas abertas de suas residências abertas e autorizaram o retorno do trânsito de veículos nas vias afetadas
Entenda o caso
Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 7h, o 7º Batalhão foi acionado para comparecer entre as ruas Tiradentes e General Carneiro, onde estava ocorrendo vazamento de Gás Liquefeito Petróleo (GLP), depois que um caminhão tentou passar debaixo do viaduto. Por conta da altura do veículo, o tanque acabou atingindo a estrutura do viaduto, onde passa uma ferrovia.
“O acidente provocou o rompimento da válvula de segurança na parte superior do tanque e o vazamento e extravasamento do gás para o ambiente. Na chegada dos bombeiros, o motorista e o operador do caminhão já estavam fora do veículo e não sofreram ferimentos.”
A corporação informou ainda que o condutor relatou que saiu de Ibirité (MG) para fazer a entrega do gás em Riacho dos Machados. Após dormir em Montes Claros, seguiu para o destino final sob orientação do GPS, que o direcionou para o viaduto. Sem observar a sinalização, acabou provocando o acidente.
Militares atuando durante a ocorrência
Corpo de Bombeiros
Por conta do acidente, os militares precisaram fazer o isolamento da área e evacuação das pessoas em um raio de 100 metros. Uma escola de educação infantil foi afetada.
Além do Corpo de Bombeiros, foram acionados a MCTrans, a Polícia Militar, a Defesa Civil Estadual e Guarda Municipal. A Cemig fez o desligamento dos transformadores perto do local.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.