VÍDEO: baleia-jubarte salta muito perto de embarcação e assusta turistas em Ilhabela, SP


Caso aconteceu no domingo (18). Turistas que estavam no barco levaram um susto, mas estão bem. Observação de baleias é comum no Litoral Norte de SP nesta época do ano. Baleia-jubarte salta muito perto de embarcação e assusta turistas em Ilhabela, SP
Um grupo de turistas levou um grande susto enquanto observava baleias-jubarte, no Litoral Norte de São Paulo, no último domingo (18). Uma delas surpreendeu os turistas ao saltar muito próximo do barco em que eles estavam.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A ação foi filmada – assista acima. O vídeo mostra o momento em que o animal surge na frente do barco com um salto. Ele não chega a atingir a embarcação, mas joga muita água sobre os turistas.
O caso aconteceu no norte de Ilhabela, nas proximidades da praia Serraria. A autora das imagens é a turistas Fernanda Teixeira, que descreve a experiência como inesquecível.
“Sensação indescritível. Foi uma cena muito bonita e chocante. Uma experiência que eu vou levar para o resto da vida”, afirma.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
O grupo saiu cedo no domingo (18) para avistar baleias-jubarte na região – a passagem dos animais é muito comum nesta época do ano.
“A gente estava em uma distância permitida para o avistamento de baleias e a maior surgiu na frente da embarcação. Nisso, a filhote dela colocou a cabeça para fora da linha da água. Quando isso aconteceu, eu imediatamente engatei a ré na embarcação, mas a ré tem um certo delay. E aí a baleia veio bem perto”, narra o marinheiro Sila Garcia Assunção.
“Eu agradeço primeiramente a Deus. A adrenalina foi lá em cima. Eu nunca tinha visto de tão perto assim”, completa.
Baleia-jubarte salta muito perto de embarcação e assusta turistas em Ilhabela, SP
Fernanda Teixeira
O biólogo Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, explica que essa acrobacias que as baleias fazem no mar são comuns, parte da rotina delas, principalmente nas baleias mais jovens, que são tidas como ‘curiosas’.
“Nós temos que lembrar que as baleias jubartes são animais selvagens e é importante conhecer esse comportamento para entender o que estão fazendo. Saltos, batidas de cabeça, de cauda e com as nadadeiras fazem parte desse repertório delas e também elas se comunicam através dessas ‘acrobacias’. As jubartes juvenis (a do salto era uma delas) são muito curiosas e às vezes vêm perto dar uma espiada no barco, mas em geral chegam devagar e olhando mesmo”, contou.
Ainda segundo o biólogo, é muito arriscado, tanto para os humanos quanto para os animais, uma aproximação tão grande entre uma baleia e a embarcação. Ele orienta a sempre ter precaução e respeitar os limites de proximidade, para a segurança de todos.
“O que me pareceu que ocorreu ali foi que eram duas baleias interagindo e sempre que há duas baleias sendo avistadas é importante ter atenção dobrada e se afastar mais, pois nessa interação é possível haver saltos ou algum movimento aéreo e é melhor estar mais distante”, orientou.
“Quando se está avistando baleias é importante acompanhar o comportamento das duas, especialmente se estão interagindo e o correto é manter a distância de 100 metros ou mais. Esse pessoal correu um sério risco de vida ou de se machucar muito se a baleia não tivesse caído ao lado e sim em cima da proa do barco. Isso (a aproximação) é algo para se evitar de todas as formas”, pontuou.
Baleia jubarte bate em uma embarcação em Ilhabela
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.