Após 10 anos em reforma, Centro de Artes Visuais Cândido Portinari é reinaugurado em Macapá


Espaço funcionava em um prédio provisório após o fechamento da unidade que foi entregue nesta terça-feira (20). Escola de Artes Cândido Portinari
Secom/GEA
O Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari foi reinaugurado pela manhã desta terça-feira (20), após 10 anos em reforma em Macapá. A unidade funcionava em um prédio provisório desde 2009, por conta de problemas na estrutura, que começou a ser reformada em 2014.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
A inauguração contou com atividades culturais, performances artísticas e exposições artísticas produzidas pelos alunos e professores da escola que está em atividade há mais de 50 anos em Macapá.
Inauguração teve exposição de obras
Secom/GEA
O prédio, que faz parte da história do Amapá, está localizado na área central e foi construído quando o Amapá ainda era Território Federal, em 20 de junho de 1973. O repasse para a ampliação do edifício, é de R$ 5.131.767,08 milhões.
Espaço foi inaugurado em 1973
Secom/GEA
A obra passou por uma vistoria técnica na última sexta-feira (17), antes de ser entregue à comunidade. A reforma iniciou em setembro de 2014, e passou por duas gestões, com três serviços de retomada das obras suspensos por conta de repasse.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinf), que foi a responsável pela obra, durante a reforma alguns materiais precisaram ser trocados, pois estavam lá há mais de uma década.
Além disso, o espaço foi ampliado e recebeu uma maior estrutura, nas cores branco e cinza, deixando sob responsabilidade dos artistas do centro pala colorir e dar a vidas às paredes e teto, além de espaços específicos para as exposições.
Estrutura foi ampliada para exposições artísticas
Secom/GEA
O centro conta com toda a substituição da rede elétrica, hidráulica, hidrossanitária e forro em PVC. As paredes receberam pintura e a iluminação em LED, além de pisos com acessibilidade, contrapiso, revestimento cerâmico, saídas de emergência, rodapé, portas e janelas em material composto de alumínio e um novo laboratório.
Durante todo este período, atividades artísticas funcionavam em um edifício alugado no bairro do Santa Rita, na Zona Sul de Macapá.
Escola Cândido Portinari funcionava em prédio provisório alugado
Caio Coutinho/Arquivo g1
Mais FOTOS:
Espaço para aulas de fotografia
Secom/GEA
Escola de Artes Cândido Portinari, em Macapá
Secom/GEA
Espaço conta com novos laboratórios
Secom/GEA
Sala de aula no Cândido Portinari
Secom/GEA
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.