Em Santarém, FITA 2024 aborda principais oportunidades e desafios do turismo na Amazônia


O último dia de evento será destinado a vivências em Santarém e entorno para os participantes. Feira Internacional de Turismo será realizada pela primeira vez em Santarém
Agência Pará / Divulgação
Realizada pela primeira vez fora da capital paraense, a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) 2024, ocorre em Santarém, oeste do Pará, de sexta (23) a domingo (25), com programação intensa de palestras, painéis e workshops sobre os principais desafios e oportunidades do turismo na Amazônia, e nas demais regiões do Brasil.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O evento promete ser um marco para o desenvolvimento do turismo na região de Integração Baixo Amazonas, reunindo no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, gestores públicos, profissionais do setor, acadêmicos e pessoas que valorizam o potencial do turismo.
O destaque será a biodiversidade da região tapajônica, com a finalidade de promover experiências autênticas e sustentáveis, enquanto apresenta a Amazônia como um local único para encontros memoráveis com a natureza e a cultura local.
Em Santarém, o formato da feira passa por uma atualização, com um conceito mais dinâmico e estratégico para apresentar novos produtos e fortalecer os já existentes, mostrando o potencial econômico do turismo no estado e impulsionando a comercialização do destino Pará.
Outra novidade desta edição é que o último dia de evento será destinado às vivências em Santarém e entorno para os participantes, que farão uma imersão na cultura, gastronomia santarena, com jantares e drinks amazônicos. Também haverá cicloturismo, passeio de barco, encontro com comunidade indígena e apresentação de carimbó.
Alter do Chão: principal destino turístico no polo Tapajós
Agência Santarém / Divulgação
Abertura
A programação será aberta na sexta-feira (23), com o II Encontro de Interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo no Pará, que inclui palestras voltadas aos desafios e às oportunidades do turismo regional. Entre os palestrantes confirmados estão Cleber Gomes, interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), e Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, do Ministério do Turismo.
No decorrer do dia haverá palestras que abordarão desde os critérios do Mapa Brasileiro do Turismo, com o gerente de Estruturação de Destinos da Setur, Hugo Almeida, até as experiências amazônicas na regionalização do setor turístico.
À tarde, a programação terá os painéis, como “Estatísticas do Turismo no Pará”, que discutirá informações essenciais para o incentivo a políticas e investimentos, e “Celebrando a cultura e promovendo o turismo”, que contará com a participação de Mourrambert Flexa (turismólogo e mestre em Antropologia Social) e Sebastião Jr., secretário de Cultura e Turismo de Juruti, município da região.
Turismo responsável
Um dos destaques do primeiro dia será o painel “O Pará sob holofotes: a COP 30 e o pioneirismo paraense no turismo sustentável”, que reunirá especialistas para discutir o papel transformador do Estado na promoção do turismo responsável, especialmente no contexto da COP 30.
A cerimônia de abertura da FITA 2024 será no palco principal, às 17h, seguida por palestra-show sobre inovação, criatividade e desenvolvimento sustentável no turismo, ministrada por Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul.
A manhã de sábado (24) reserva painéis sobre governança e organização dos destinos turísticos, análise de dados qualitativos no turismo, e ecoturismo em cenários de mudanças climáticas, além da discussão sobre o uso da plataforma TrustYou, pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), para análise de sentimentos no turismo.
À tarde, o destaque será o Workshop Cadastur, que abordará formalização, crédito e outras soluções para empreendedores do setor, com participação de representantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Banpará (Banco do Estado do Pará) e Banco da Amazônia (Basa).
Mídias sociais e trilhas
Paralelamente, no Auditório 2, será discutido o papel das mídias sociais na produção e consumo do turismo, enquanto no Auditório 3 ocorrerá o 1° Seminário de Trilhas do Pará, com palestras que destacarão a importância da Rede Brasileira de Trilhas e a implantação de trilhas de longo curso no Estado.
Com uma programação diversificada e direcionada para atender diferentes interesses e necessidades, a FITA 2024 se consolida como um evento de extrema importância para o turismo na Amazônia, ao promover troca de conhecimentos, fortalecimento de redes e fomento de novas parcerias.
*Com informações da Setur
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.