Governo americano anuncia que Israel aceitou cessar-fogo em Gaza e que agora falta o Hamas fazer o mesmo


Apesar do otimismo dos Estados Unidos, tanto Israel quanto o Hamas sinalizaram que vai ser difícil chegar a um acordo. Governo americano anuncia que Israel aceitou cessar-fogo em Gaza e que agora falta o Hamas fazer o mesmo
Reprodução/TV Globo
O governo dos Estados Unidos declarou que Israel aceitou uma proposta de cessar-fogo na guerra em Gaza.
No segundo dia da visita a Israel, o chefe da diplomacia americana, o secretário de Estado Antony Blinken, se encontrou com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu. Depois de quase três horas de reunião, Blinken disse que Netanyahu aceitou a proposta de cessar-fogo e libertação de reféns negociada na semana passada, em Doha, no Catar.
O secretário declarou que, agora, cabe ao Hamas fazer o mesmo. Segundo os Estados Unidos, o texto contorna as diferenças que impediam um acordo.
Benjamin Netanyahu disse que o encontro foi positivo. Ele prometeu enviar uma delegação para a próxima rodada de negociações, que deve acontecer esta semana no Egito.
Governo americano anuncia que Israel aceitou cessar-fogo em Gaza e que agora falta o Hamas fazer o mesmo
Reprodução/TV Globo
Apesar do otimismo americano, tanto Israel quanto o Hamas sinalizaram que vai ser difícil chegar a um acordo. Nesta segunda-feira (19), em Tel Aviv, o secretário de Estado americano afirmou que esta é provavelmente a melhor e talvez a última oportunidade para levar os reféns de volta para casa e alcançar um cessar-fogo.
Um dos principais pontos de discordância entre o grupo terrorista Hamas e Israel é a retirada das tropas israelenses de algumas regiões de Gaza, entre elas, o Corredor Philadelphi, uma área do lado palestino, ao longo da fronteira com o Egito. O Hamas não quer que Israel mantenha o controle do corredor, mas o governo israelense afirma que isso é necessário para impedir a entrada de armamentos.
Nesta segunda-feira (19), um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza matou cinco pessoas em Khan Younis, segundo o Hamas.
O grupo terrorista e a Jihad Islâmica assumiram a autoria de um atentado com um homem-bomba que ocorreu em Tel Aviv na noite de domingo (18), perto de uma sinagoga. Uma pessoa ficou ferida.
LEIA TAMBÉM
Hamas reivindica atentado em Tel Aviv em meio a diálogos por cessar-fogo
Conflito em Gaza impulsiona recorde de 280 mortes de trabalhadores humanitários
Adicionar aos favoritos o Link permanente.