Praia de Areia Preta, em Natal, volta a ser considerada própria para banho após 21 meses


Trecho era considerado impróprio para banhistas desde novembro de 2022. Semurb diz que aumentou fiscalização contra envio irregular de esgoto para o sistema de drenagem. Praia de Areia Preta, em Natal
Anadelly Fernandes
A Praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal, voltou a ser considerada própria para banho neste fim de semana, após passar 21 meses listada como imprópria.
Os dados são do monitoramento semanal realizado no litoral da Grande Natal pelo programa Água Azul, do Idema.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Segundo consulta do g1 aos boletins divulgados no site do Idema, a última vez que a praia tinha sido considerada própria para banho foi no dia 4 de novembro de 2022.
Os dados foram confirmados pelo coordenador do programa, Ronaldo Diniz. Segundo ele, desde o dia 10 de novembro, o trecho monitorado apareceu initerruptamente como impróprio, até a última sexta-feira (16).
Nas últimas seis semanas, a praia registrou melhorias consecutivas nos níveis de coliformes termotolerantes presentes na água e voltou a ser considerada própria para banhistas com a concentração de 20 NMP/100 ml na última coleta de amostra registrada.
A Resolução Conama Nº 274/2000 determina que uma praia é considerada própria para banho quando os níveis de coliformes termotolerantes permanecem abaixo de 1000 NMP/100 ml por cinco semanas seguidas.
Condomínio de luxo é flagrado despejando esgoto na praia de Areia Preta em Natal, diz Semurb
Praia de Natal registra 92 vezes mais coliformes fecais na água que o limite aceito pelo Conama
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo da capital, o município vinha trabalhando junto com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) para recuperar a qualidade da água, com ações de fiscalização dos imóveis ao longo da Avenida Governador Sílvio Pedroza e limpeza do sistema de esgotamento sanitário.
Fiscalizações em imóveis localizados na que margeia a praia resultaram na autuação um condomínio, um hotel e um estabelecimento comercial, que estavam despejando efluentes no sistema de drenagem, que desemboca na praia.
“Continuaremos o trabalho de fiscalização e manutenção para garantir a segurança e a qualidade das nossas praias”, disse o titular da pasta, Thiago Mesquita.
Ainda de acordo com o município, a Caern tem realizado a limpeza do sistema de esgotamento sanitário regularmente. Além disso, as ações de fiscalização vão continuar até a finalização de todos os imóveis da Avenida Sílvio Pedroza, para verificar se adequações foram realizadas.
Ainda segundo a Semurb, denúncias de infrações ambientais podem ser feitas à Ouvidoria do órgão pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou pelo e-mail [email protected].
Nos fins de semana e feriados, as denúncias podem ser feitas pelo número 190 do Ciosp.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Adicionar aos favoritos o Link permanente.