É #FAKE que vinagre de álcool é recomendado para combater mosquito da dengue


Rodrigo Gurgel, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), biólogo e professor da Universidade de Brasília (UnB), explica que vinagre não é eficaz para controlar Aedes aegypti. Não há evidências científicas que comprovem a eficácia desse método. É #FAKE que vinagre de álcool é recomendado para combater mosquito da dengue
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo no qual um homem afirma que colocar vinagre de álcool em um recipiente e deixá-lo no chão mata o mosquito da dengue e outros pernilongos comuns. É #FAKE.

g1
🛑 O que diz a publicação falsa que viralizou? No vídeo, gravado dentro de um estabelecimento comercial, o homem diz:
“Eu sou o presidente do comitê da dengue aqui de São Miguel do Iguaçu [Paraná]. […] estamos com 13.4 e nós vamos ter epidemia. Aliás, já estamos em epidemia de dengue em São Miguel do Iguaçu. Aí eu queria deixar uma dica simples, fácil e barato para todos para que venham evitar a ter a dengue. Você compra um vidrinho desse aqui de vinagre, custa R$ 2, R$ 2,20.”
“Você pega esse vinagre, tem que ser o vinagre de álcool, e aí você coloca num recipiente como este. Coloca como assim. Tu pode pôr meio dedo ali ou assim você pode usar também. Aí você pega esse recipiente e você coloca no chão. Você coloca no quarto, na sala, você coloca no local aonde tem mais proliferação do mosquito da dengue. Ele vai matar tanto o pernilongo da dengue, quanto o pernilongo comum.”
“Você coloca no quarto do bebê que não pode passar veneno, aí você coloca isso aqui. Todos os pernilongos que tiverem em volta, eles vão morrer e não vão picar você, não vão ter que picar o teu bebê. Assim você terá o quê? Uma qualidade de vida melhor para você e para tua família. Uma dica simples e barata. O vidro desse aqui de vinagre, você pode melhorar a saúde tua e de teus familiares, OK?”
⚠️ O que diz um especialista sobre o conteúdo? O Fato ou Fake mostrou a mensagem falsa a Rodrigo Gurgel, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), biólogo e professor da Universidade de Brasília (UnB). Ele afirma que:
O vinagre não é eficaz para controlar o Aedes aegypti.
Embora esse vídeo alegue que o vinagre possa matar larvas do mosquito, não há evidências científicas que comprovem sua eficácia.
Se houvesse uma evidência forte, esse método estaria nas recomendações do Ministério da Saúde (MS).
O vídeo ensina a colocar vinagre (que não tem comprovação de ação inseticida) em um prato branco, que não é uma cor que atrai mosquito.
Outro equívoco é confundir inseticidas com veneno: no vídeo, o homem afirma que todo pernilongo em volta irá morrer, como se o vinagre evaporasse e matasse os insetos.
O vídeo não é confiável, pois os dados são apresentados sem qualquer citação a período ou ano aos quais se referem. Além disso, esses registros não foram encontrados nos boletins disponíveis no site do município.
▶️ O que alega o autor do vídeo? O Fato ou Fake telefonou para a Prefeitura de São Miguel do Iguaçu (PR) e conseguiu o contato do autor do vídeo. Em entrevista, ele afirmou que, desde 2020, não é mais presidente do comitê local de combate a dengue. Também admitiu não ter estudado o tema antes de publicar o conteúdo: “Não estudei nada disso aí. Só fiz uma dica. Coloquei no grupo, e alguém jogou pra fora”. Ainda assim, o homem acredita que sua recomendação funciona, mas assumiu não haver comprovação científica da eficácia.
📌 O que mostrou a checagem anterior do Fato ou Fake sobre o assunto? Em 2 de maio de 2022, foi publicada uma reportagem que já desmentiu que vinagre afaste mosquito da dengue. O alerta dizia: o essencial é que o cidadão elimine os criadouros de mosquito de seu imóvel.
É #FAKE que vinagre de álcool é recomendado para combater mosquito da dengue
Reprodução
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.