Veja como economizar energia no período de verão no Amapá


Cea equatorial dá dicas de como consumir energia elétrica de forma eficiente, para diminuir os custos no período mais quente do ano. Ar-condicionado é o principal consumidor de energia no estado segundo a CEA equatorial
g1
O verão amazônico é o período mais quente do ano no estado do Amapá, podendo chegar a sensação térmica de 48º C. Por conta do calor, o consumo de energia, como centrais de ar e ventiladores costumam aumentar, junto com a conta no fim do mês.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Para diminuir estes custos ao longo do período de verão, a Companhia de Eletricidade do Amapá (Cea equatorial), dá dicas sobre o consumo de forma econômica.
Dicas para economizar energia:
Aparelhos na tomada
Aparelhos eletrônicos mesmo que não estejam em uso, consomem energia quando estão conectados à tomada. Mesmo sendo um baixo consumo de energia, tirá-los da tomada quando não estão em uso ajudam a reduzir a conta.
Tempo no banho
Chuveiro elétrico é um dos itens que mais consome energia. A redução o tempo do banho é fator essencial para diminuir o valor da energia, ou utilizá-lo no modo verão.
Moderar o consumo do ar-condicionado
Este é o protagonista quando se trata de consumo de energia. No período mais quente é preciso utilizá-lo com cuidado e moderação, se possível, alternando com ventiladores e limpando o filtro de forma regular, a limpeza melhora o rendimento do aparelho, evitando o desperdício de energia.
Iluminação natural
Durante o dia, opte por deixar as janelas abertas e aproveitar o forte sol da melhor forma, deixando a casa mais iluminada. As lâmpadas de LED também são uma opção mais econômica, e duram mais que as florescentes.
Equipamentos eletrônicos
TV ligada e geladeira aberta o tempo todo também são os principais fatores no aumento da conta. Evite colocar roupas para secar atrás do aparelho e deixe a televisão programada para desligar. São recomendados os aparelhos com o selo PROCEL/INMETRO de economia de energia com a indicação “A”, maior economia.
Bandeira Tarifária
Com a criação em 2015, as bandeiras tarifárias consistem nas cores verdes, amarelas e vermelhas, que indicam condições de geração de energia para o consumidor sinalizando o custo.
No Amapá, o mês de julho foi categorizado como amarelo, devido a condições climáticas menos favoráveis, com este agravante, as tarifas possuem um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. o valor foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em março
A Geaneide Vilhena, executiva de comunidade da Cea Equatorial, disse que objetivo da orientação, é conscientizar os clientes sobre o consumo de energia equilibrado.
“No Amapá, sempre temos a sensação que estamos no verão devido às altas temperaturas. Por isso, na maioria das vezes, estas dicas valem para o ano todo. Com o período mais quente do ano se intensificando, a população precisa ficar atenta para não exagerar no consumo de energia com ventiladores, ar-condicionado e outros aparelhos ligados por tanto tempo”, disse a executiva.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.