Bourbon atinge marca histórica com novo programa de integração de colaboradores


Rede hoteleira mais que dobra número de horas de treinamento Sempre investindo na capacitação de seus colaboradores com objetivo de oferecer um serviço de qualidade e prepará-los para os desafios diários, a Bourbon Hospitalidade implantou recentemente um programa de integração de novos profissionais e já obteve resultados expressivos em um curto espaço de tempo. Foram mais de 9 mil horas de treinamentos aos seus colaboradores no mês de maio, mostrando um aumento de mais de 100% em relação a fevereiro, quando o novo projeto ainda não havia sido implementado.
Para que a Bourbon alcançasse essa marca histórica, foi necessário o desenvolvimento de um novo projeto apoiado em três pontos importantes: a Jornada de Integração Bourbon, a nova Academia Bourbon de Hotelaria e o Conceito de Desenvolvimento com Pipeline de Lideranças da Bourbon. Por meio desses pilares, foi possível potencializar o volume de treinamentos com esses números recordes e contribuir para a redução das taxas de turnover no período de experiência dos novos colaboradores.
“Nós tínhamos na rede um conjunto de treinamentos que era realizado de forma presencial, na grande maioria das vezes. Surgiu, então, a ideia de implantar uma plataforma e de estruturar a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional. Mas antes de procurarmos qualquer plataforma, decidimos definir um modelo de desenvolvimento para organização”, contou Claudinei Santos, gestor da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Bourbon Hospitalidade.
A Jornada de Integração Bourbon foi desenhada pensando em um onboarding completo de integração e imersão na história, cultura e estratégia da rede hoteleira, dando aos novos colaboradores uma visão clara e abrangente sobre seu papel dentro das novas funções. O programa prevê uma série de atividades, dentre as quais treinamentos presencial, online e on the job, para serem realizados em um intervalo de 45 dias, com a participação direta do colaborador, gestor, padrinho e RH. Para facilitar esse processo de acompanhamento, todos recebem um guia de apoio que norteia e direciona as ações a serem realizadas pelo novo colaborador.
Essas atividades são feitas por meio da Academia Bourbon de Hotelaria, uma ferramenta de capacitação e de desenvolvimento comportamental e técnico com mais de 180 cursos, de fácil manuseio, sendo muitos deles produzidos internamente pela rede hoteleira com videoaulas e treinamentos para que os colaboradores possam se preparar e estar sempre atualizados. Entre os principais cursos procurados pelos colaboradores estão sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Reposicionamento da marca Bourbon, Quiz Bourbon Hospitalidade e Código de Conduta.
O modelo do Pipeline de Lideranças define o caminho que os profissionais precisam seguir em suas jornadas de preparação para assumirem as diferentes posições de lideranças, que vão desde a autoliderança até o gerenciamento de grandes equipes. O pipeline foi dividido em transições e cada uma delas caracteriza uma mudança que exige cada vez mais complexidade em termos de comportamento, gestão do tempo, habilidades e competências, liderança, visão global e cultura organizacional.
Um outro ponto importante que vale destaque é que todas as atividades podem ser feitas remotamente e acessadas pelo próprio celular do colaborador, pois grande parte está na operação dos hotéis e resorts e não tem tempo de se deslocar até um computador. Atualmente, são mais de 2 mil colaboradores em toda a rede hoteleira.
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