Biden diz que negociação pelo cessar-fogo em Gaza foi ‘uma das mais difíceis’ que fez parte


Presidente dos EUA falou sobre o acordo entre Israel e Hamas, que entrou em vigor neste domingo (19). Joe Biden anuncia cessar-fogo entre Israel e Hamas
REUTERS/Evelyn Hockstein
O presidente dos EUA, Joe Biden, falou sobre o cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que entrou em vigor neste domingo (19). Em um pronunciamento, ele declarou que a negociação pelo acordo foi “uma das mais difíceis” que fez parte.
“Foi o resultado de uma política eficaz que presidimos por meses”, disse Biden, que deixa o cargo nesta segunda (20), quando Donald Trump assumirá a presidência dos Estados Unidos. “Agora, é responsabilidade da próxima administração implementar esse acordo”.
Além disso, Biden disse que recebeu a informação de que as três reféns israelenses, libertadas pelo Hamas neste domingo, já estavam “fora das mãos de seus captores” e “pareciam estar em bom estado de saúde”, mas reforçou que ainda é cedo para dizer.
LEIA TAMBÉM: Quem são as reféns libertadas pelo Hamas neste domingo
Líderes mundiais se pronunciam sobre cessar-fogo
Cessar-fogo começou e três reféns foram libertadas
O acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas entrou em vigor após um atraso de quase três horas. O início da trégua foi adiado após o grupo terrorista demorar para divulgar a lista das primeiras reféns que seriam libertadas.
A imprensa israelense noticiou, por volta das 12h (horário de Brasília), que as reféns já estavam com a Cruz Vermelha. Segundo as Forças de Defesa de Israel, elas passarão por avaliação médica ao chegar no país.
As três mulheres fazem parte do primeiro grupo de 33 reféns que serão libertados pelo Hamas nos próximos dias. Em troca, Israel prometeu soltar prisioneiros palestinos e recuar as forças militares dentro da Faixa de Gaza.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.